Á medida que a epidemia de coronavírus avança em todo o mundo, as pessoas estão estocando uma série de itens para evitar o contágio pelo Covid-19. A lista inclui vários itens, como máscaras, papel higiênico, sabonetes, desinfetantes, álcool em gel e até preservativos, que já estão esgotados em algumas lojas na Austrália e Cingapura.
Os métodos de prevenção estão se tornando cada vez mais extremos e, em alguns casos, até ridículos, por conta do pânico causado pela doença. As camisinhas viraram alvo depois que fotos e vídeos circularam nas redes sociais, mostrando pessoas usando o produto para proteger os dedos na hora de pressionar botões de elevadores nos prédios.
No Twitter, o usuário Siddharth Misra contou que os preservativos esgotaram em Cingapura e compartilhou as fotos virais que demonstravam a “melhor forma” de usar o item para evitar o contato com as superfícies dos elevadores. Ao lado da imagem, ela escreveu: “Alguém pode me dizer o que aconteceu?”
No país asiático, os supermercados estão vazios porque os cingapurianos continuam estocando alimentos em casa por medo de sair de casa. Em alguns estabelecimentos, os donos começaram a limitar a venda dos produtos por pessoa, para evitar desabastecimento.
Não há comprovação científica de que este uso da camisinha garanta proteção efetiva contra o vírus, além de ser um desperdício desnecessário do produto.
10 dicas para prevenir o coronavírus
Depois de uma alta no número de casos devido à inclusão de vários países europeus na definição para investigação de coronavírus, o Ministério da Saúde afirmou, nesta terça-feira (03/03), que a quantidade de casos confirmados segue o mesmo – de 2 pacientes – e a de casos suspeitos chega a 488.
Medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus estão em andamento em várias nações. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) montou um grupo de trabalho que monitora o avanço da doença.
Em meio ao cenário de alerta, o Ministério da Saúde orienta 10 cuidados básicos que podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus:
Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.