O maior lago da América do Sul fica na Venezuela, tem uma cor esverdeada e sofre com constantes vazamentos de petróleo. Agora, o governo do país prometeu um plano para descontaminar as águas e recuperar totalmente o lago Maracaibo.
LEIA MAIS: Desaparecido sobrevive 50 dias se alimentando de maracujá e mel
Plano de recuperação do lago Maracaibo
A promessa, feita pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aconteceu na última segunda-feira (24) durante um ato comemorativo de uma importante batalha pela independência travada na região do oeste do país.
Ele afirmou que o governo irá colocar em prática um plano para descontaminar a região, afetada por constantes vazamentos de petróleo e uma bactéria que produz algas tóxicas.
“Recebi as denúncias sobre a questão dos vazamentos de petróleo no lago Maracaibo. Encomendei um estudo técnico-científico (…) e elaborei um plano que quero ativar para a descontaminação e recuperação do Lago de Maracaibo”, afirmou Maduro.
“Emergência nacional”
O lago Maracaibo tem 13.200 km² de extensão e é ligado ao Mar do Caribe por um estreito.
A cor esverdeada é causada pela proliferação da bactéria “Microcystis”, que produz uma alga tóxica que pode causar doenças.
Além disso, o lago tem uma vasta reserva de petróleo em seu subsolo e há anos é afetado por constantes vazamentos, segundo denúncias de ambientalistas e moradores de comunidades próximas.
A estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA) deixou de fazer a manutenção dos milhares de quilômetros de cabos e dutos em meio à grave crise econômica do país, corrupção, falta de investimentos e sanções aplicadas pelos Estados Unidos.
Segundo pesquisadores, é comum ver pássaros, peixes ou qualquer espécie aquática impregnados de óleo.
A questão é considerada uma “emergência nacional” por ambientalistas.
“Vamos entrar no lago, vamos entrar nele, profundamente, com seriedade, apesar das sanções, do bloqueio, vamos gerar recursos (…), mas o lago Maracaibo, um belo lago, tem que ser recuperado”, prometeu Maduro.
Clima eleitoral
As declarações do presidente venezuelano acontecem em meio ao clima de disputa eleitoral, um ano antes das próximas eleições no país.
A data do pleito ainda não foi definida e há muitas dúvidas também sobre a transparência da disputa.
O governo da Venezuela prometeu eleições limpas, mas os três principais candidatos da oposição foram impedidos de concorrer após uma decisão da Justiça do país.
Nesse cenário, parece improvável que Maduro deixe o comando da nação, o que também desperta dúvidas sobre a promessa de recuperação do lago Maracaibo.
FONTE: https://olhardigital.com.br/2023/07/26/ciencia-e-espaco/o-maior-lago-da-america-latina-parece-lindo-mas-sua-cor-indica-um-problemao/?utm_campaign=notificacao&utm_source=notificacao
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.