Lee havia sido diagnosticada com câncer de estômago três meses antes de sua morte, segundo o jornal Korea Herald. No entanto, esse não foi o primeiro desafio de saúde enfrentado pela atriz. Em 1990, ela recebeu o diagnóstico de câncer de mama em estágio 4 e foi informada pelos médicos que teria apenas um ano de vida, mas de acordo com o jornal The Chosun Ilbo, ela passou por 13 anos de tratamento e conseguiu superar a doença.
Em julho de 2023, Lee falou sobre sua batalha contra o câncer em um programa de TV. "Descobri no final do estágio 3, e logo progrediu para o estágio 4", afirmou na época. "Consegui superar porque tenho filhos."
Ainda na mesma entrevista, destacou a importância da resiliência diante das dificuldades: "Todos se tornam mais fortes em uma crise. Se você se entregar ao desespero, se torna impotente. Quando fui chamada para um filme e disse que estava doente, me responderam: É apenas uma doença, estamos trabalhando. Fiquei grata por essa mentalidade."
Com uma carreira que começou em 1964, Lee Joo-Sil teve uma trajetória marcada por atuações no teatro, na TV e no cinema. No palco, destacou-se em montagens de A Morte do Caixeiro Viajante e Macbeth. Já na televisão, integrou o elenco do drama The Uncanny Counter, enquanto no cinema teve um papel no filme de terror Invasão Zumbi. Seu último trabalho foi em Round 6, onde interpretou Park Mal Soon, mãe do detetive Hwang Joon-Ho (Wi Ha-Joon) e madrasta de Hwang In-Ho (Lee Byung-Hun).
Além de sua carreira artística, Lee também se dedicou aos estudos. Em 2010, obteve um doutorado em Saúde Pública pela Universidade Wonkwang, conforme noticiado pelo jornal JoongAng Ilbo.
O funeral da atriz será realizado no dia 5 de fevereiro, no Severance Hospital, em Sinchon, Seul.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.