Durante os 30 dias em que ocupou a cadeira de deputada estadual na Assembleia Legislativa, a geóloga e servidora pública Sheila Klener (PSDB) apresentou seis projetos de lei dos quais três já foram aprovados e viraram leis. A mais recente é a lei de número 12.302, que proíbe a utilização de pods, vapers e cigarros eletrônicos em ambientes coletivos em todo o Estado. A proposta da suplente de deputada cria um aditivo à Lei 9.256/2008, já em vigor.
Portanto, a partir de agora, fica proibido o consumo de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, e-cigarretes, e-ciggy, e-cigar, entre outros, especialmente os que aleguem substituição de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e similares no hábito de fumar ou objeto alternativa no tratamento do tabagismo.
De acordo com a deputada, a necessidade de modernizar a Lei de 2008 que proibia a utilização de cigarros e derivados, se fez necessário, uma vez que houve a modernização dos instrumentos utilizados para o fumo, que são altamente prejudiciais à saúde. “Essa é uma vitória, de quem se preocupa com a saúde, e a intensão com isso é proteger principalmente crianças e adolescentes e garantir o direito daquelas pessoas que não são adeptas a nenhum tipo de cigarro, inclusive os eletrônicos”, pontuou.
Sheila Klener é suplente do deputado estadual Carlos Avallone ( PSDB) e assumiu a vaga do parlamentar no período de 09 de agosto a 09 de setembro deste ano. Durante esse período, Sheila ganhou destaque principalmente na defesa das mulheres, da valorização do serviço púbico e pelo desenvolvimento do setor mineral do estado. Durante todo o seu mandato, a parlamentar encampou a luta pelo fim da violência de gênero e dos feminicídios. Suas falas na tribuna e entrevistas, sempre conclamaram o poder público a sociedade para se mobilizarem em defesa das mulheres e meninas de Mato Grosso. A partir desse apelo, Sheila conseguiu que fosse sancionado também o Projeto de Lei nº 1712/2023, e a partir de agora fica instituído o Agosto Lilás que e em todo o estado, durante este mês, devem ser realizadas ações educativas e informativas sobre o combate à violência de gênero em instituições de ensino estaduais e órgãos públicos. Outra Lei também sancionada é a que institui a Semana da Geodiversidade (12.303/2023), que se trata de uma campanha educativa sobre os aspectos geológicos, geomorfológicos e outros que compõem a paisagem de Mato Grosso.
Sheila Klener que é geóloga, conselheirs do CREA/MT e servidora pública lotada na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, não deixou de lutar pelos servidores públicos durante o período que ocupou cadeira no Legislativo Estadual. Enquanto parlamentar,se destacou na defesa dos servidores através de um discurso forte no plenário para a inclusão de emendas que garantiriam o concurso público e readequação salarial de servidores da SEMA. A deputada na oportunidade aprovou, através de um feito único, muito aplaudido pelos próprios colegas parlamentates, duas emendas à LDO, as emenda nº 61 e 80. A deputada se destaca como um novo nome surgindo no cenário político matogrossense.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.