Mayke Toscano/Hipernotícias |
![]() |
PSDB não aceitará alianças com partidos da base de apoio de Silval, avisa presidente Leitão |
O recado foi dado pelo presidente do PSDB, Nilson Leitão, que assumiu a direção do partido no Estado há menos de um mês. Ele rechaça qualquer vínculo de uma eventual aliança na qual esteja a sigla tucana com os peemedebistas, principalmente por ter em Sinop o atual prefeito Juarez Costa como candidato natural à reeleição.
“Não existe unanimidade em cima disso [aliança com os democratas]. O DEM é aliado do partido do atual prefeito e eu não acho que cada município tem uma história diferente, queremos uma construção unificada ideologicamente”, adiantou Leitão.
Tucanos e democratas têm repetido ao longo das últimas eleições aliança em Sinop, mesmo sem “radicalizar” quanto à postura de ambos em relação ao governo do Estado. Nilson Leitão era prefeito em Sinop quando da gestão de Maggi [PR] no Palácio Paiaguás, onde o DEM também era situacionista.
Pré-candidato a prefeito, o democrata Dilceu Dal Bosco prefere manter o otimismo e insiste que a avaliação para se formar alianças entre DEM e PSDB deve ser feita separadamente.
“Sinop é apenas um dos 141 municípios e cada um tem sua particularidade, e eu não acredito que isso seja impeditivo para selarmos a aliança mais uma vez”, apontou Dilceu, ponderando ainda ser muito cedo para se definir um posicionamento.
Dal Bosco ainda ressaltou que foi voto vencido dentro do Democratas quando da decisão da sigla em compor o governo Silval.
Ex-deputado estadual, o democrata abriu mão de disputar a reeleição ao legislativo para concorrer a vice-governador nas eleições de 2010, na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos [PSDB].
“O Nilson [Leitão] sabe e todo mundo sabe que não concordo com isso, mas a maioria da base do DEM preferiu assim; mas aqui em Sinop nós não apoiamos o PMDB”, emendou.
O dirigente tucano acrescentou que “ainda não tem nada decidido” quanto à candidatura de Dilceu, pois ainda há que se aprofundar as discussões em torno do pleito de 2012 internamente no PSDB.
“Se a gente escolher agora, se carimbarmos isso já, estaremos deixando de dar oportunidade aos demais”, completou Leitão.
Por outro lado, tucanos e democratas enxergam no momento atual uma oportunidade positiva para se emplacar mais uma dobradinha no âmbito municipal. É que a pouco mais de um ano das eleições de 2012, e com índices de insatisfação popular elevados, segundo recentes pesquisas divulgadas, o atual prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), está perdendo aliados importantes que o apoiaram na eleição de 2008, o que vai comprometendo seu projeto de reeleição. O maior exemplo é o presidente da Assembléia Legislativa, que já declarou publicamente, conforme Hipernoticias divulgou na semana passada, que não apoiará Juarez na reeleição, por falta de retribuição do peemedebista ao apoio que lhe foi dado em 2008. Veja aqui.
Não bastasse isso, Dilceu, irmão do deputado Dilmar Dal Bosco, já teria recebido declaração de apoio de José Riva, que encabeça a fundação do PSD no Estado.
Nem Dilceu nem Nilson Leitão admitem já ter havido a conquista do apoio de Riva, mas o acordo á teria sido costurado, inclusive, com o PSD, indicando o candidato a vice na chapa.
O PP de Riva é da base de sustentação de Juarez, em Sinop.
“Juarez precisa dialogar mais com a própria base, porque, se não, por onde passou um boizão vai passar uma boiada”, disse o deputado Baiano Filho [PMDB], se referindo ao possível apoio de Riva ao grupo de oposição em Sinop. Baiano é outro que se declara marginalizado pela administração de Juarez Costa, embora seja do seu partido e tenha sua esposa – Leozenir Severo - atuando como vereadora no município.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.