O diretor-presidente da MT Par, Wener Santos, confirmou ao HNT nesta quinta-feira (6) que o governador Mauro Mendes (União Brasil) buscará uma audiência com o presidente Lula (PT) para viabilizar a estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Este é o próximo passo do chefe do Executivo após o Tribunal de Contas da União (TCU) anular a concessão anterior à iniciativa privada.
Um novo edital deve ser publicado em 15 dias e o objetivo de Mendes é conseguir a aprovação de Lula para que o governo possa concorrer. Anteriormente, o ICMBio desclassificou a MT Par da concorrência para gerenciar o parque. Porém, não irá descartar a tentativa de tornar o parque uma unidade de Mato Grosso.
LEIA MAIS: TCU anula licitação que concedeu concessão do Parque de Chapada à empresa privada
“O governador foi muito claro, pois vai pedir uma audiência com o presidente Lula para tentar um consenso, pois houve esse imbróglio e agora foi provida essa decisão”, disse Wener Santos.
“A proposta do governo é de investir cerca de R$ 200 milhões em projetos estruturantes no Parque da Chapada. Nossa expectativa é que o governo federal se sensibilize para tocarmos essa iniciativa”, pontuou o diretor-presidente.
Mendes irá apresentar a Lula o planejamento do Executivo. O calendário de obras prevê a execução de melhorias nos complexos ‘Véu de Noiva’ e ‘Portão do Inferno’ ao longo de quatro anos. A meta é entregar escadas, elevador e passarelas para conferir a cachoeira de perto. Além de 1 mil m² de área construída com lanchonete, estacionamento, praça e área de contemplação, bem como uma passarela de vidro suspensa sobre um penhasco com mais de 70 metros de altura no segundo ponto turístico.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.