O novo Hospital Universitário Julio Müller será entregue à população em 2024. A informação é do governador Mauro Mendes (UB), que vistoriou as obras da unidade hospitalar na manhã desta quarta-feira (27), que considerou as obras em estado avançado.
A construção foi paralisada em 2013. Em 2020, o governador retomou os serviços, quando assinou contrato junto ao Consórcio Jota Ele–MB.
“O prazo contratual é de três anos, após seu inicio. Neste momento, a construtora está desempenhando muito bem. Está adiantada em seu cronograma. Se tudo ocorrer dentro do cronograma, em outubro de 2024, nós estaremos aqui inaugurando”, começou Mauro.
O hospital está localizado na MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. Terá 58,3 mil metros quadrados de área construída e oito blocos, com 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso, 63 leitos de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais, além de 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, 21 salas para banco de sangue e triagem.
“Essa é mais uma obra que esteve paralisada durante tantos anos, mais uma das obras que envergonhavam o estado de Mato Grosso e que agora está a pleno vapor. Fico muito feliz, esse é um programa forte de investimento na saúde pública, praticamente todos os equipamentos de saúde pública de Mato Grosso estão em obras. Será o maior hospital do Estado”, afirmou o governador.
Construída em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, a obra tem investimento de R$ 207 milhões, sendo 50% recursos do Estado e 50% da União.
“O governo já disse para a empresa que pode antecipar o cronograma, reduzir o quanto quiser. Os recursos estão 100% garantidos, nenhuma obra em Mato Grosso que nós iniciamos, ou reiniciamos, teve qualquer problema de pagamento”, completou Mauro.
A principal intervenção realizada até o momento na obra foi o serviço de drenagem, fundamental para resolver os problemas de alagamentos que ocorriam no terreno e que impediam o prosseguimento dos trabalhos.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, explicou que toda a estrutura existente foi avaliada com equipamentos modernos, para que não ocorressem falhas estruturais.
“Esse é um hospital que vai atender a população de Mato Grosso e a formação acadêmica. Talvez poucas universidades públicas do Brasil terão uma estrutura hospitalar como essa. É um momento ímpar do estado de Mato Grosso, porque isso aqui vai ser uma referência nacional, uma obra fantástica, que vai nos encher de orgulho”, afirmou.
A UFMT será responsável pela gestão do hospital, a partir da sua entrega. Além de atender a população da Baixada Cuiabana, o novo Júlio Muller terá importante papel para a formação acadêmica.
Segundo comenotu o reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva, o hospital irá atender não apenas os estudantes de Medicina, mas também de outras áreas do conhecimento, como Administração e Economia.
“Esse hospital trabalha principalmente com média e alta complexidade, casos mais raros, difíceis de se observar. É um campo enorme de estágio e aprendizados”, declarou.
A licitação para a construção do novo hospital foi realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada. O Consórcio JL-MBM, vencedor do processo, ficou responsável pela elaboração dos projetos executivos e pela execução das obras. A ordem de serviço para o início das obras foi emitida em 3 de novembro de 2021.
O engenheiro fiscal da obra, Adelmo Daniel de Barros, explicou que nesse momento o cronograma está avançado, 37% acima do que era esperado para o mês de março de 2021.
As obras do novo Hospital Universitário Júlio Muller começaram em 2012 e estavam previstas para ser entregues em 2014, antes da Copa do Mundo, quando a unidade serviria de apoio para os visitantes da cidade. Devido ao não cumprimento do cronograma, o contrato com a antiga empresa foi rescindido em 2014, com apenas 9% do projeto executado e a obra permaneceu paralisada desde então.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.