O prefeito de Primavera do Leste (235 km de Cuiabá), Léo Bortolin (MDB), criticou a atuação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) que, segundo ele, tem deixado escapar editais abertos pelo governo federal cujos repasses ampliariam a receita dos municípios. Bortolin usou como exemplo publicação do Ministério da Saúde em que diversas cidades mato-grossenses não foram contempladas.
O chefe do Executivo primaverense defende que a instituição tenha uma atividade mais dinâmica no sentido de fomentar a independência financeira das prefeituras do interior. O objetivo, de acordo com Bortolin, é romper com a cultura de ficar à espera de convênios ou emendas parlamentares para conseguir fechar as contas do mês.
LEIA MAIS: Governador recebe grupo de prefeitos em defesa da candidatura de Léo Bortolin à AMM
“Vamos levar isso para dentro da entidade. A AMM irá priorizar a interlocução para captação de recursos principalmente com a União. A exemplo do que aconteceu semana passada que o Ministério da Saúde abriu um edital muito grande e poucos municípios tiveram acesso”, falou Léo Bortolin com exclusividade ao HNT, nesta terça-feira (27), durante evento no teatro Zulmira Canavarros em Cuiabá.
Bortolin pleiteia a presidência da AMM que está sob o comando de Neurilan Fraga. O atual líder da instituição também está como candidato. Fraga tenta manter o poder e garantir o quinto mandato consecutivo.
Tendo a renovação como uma de suas bandeiras na plataforma de campanha, o prefeito de Primavera começa a investir na proposta a partir do "gargalho" identificado na associação, isto é, a dificuldade na interlocução com os municípios para a obtenção de recursos próprios.
“O que queremos fazer é ter nossa equipe técnica fazendo essa interlocução diária sobre os possíveis recursos que são abertos com propostas da União, tanto carimbando recurso fundo a fundo para a gente poder ajudar o município a fazer o cadastramento da proposta, fazendo a interlocução desse recurso até a prestação de contas”, disse Léo a reportagem.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.