O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), foi a Brasília nesta terça-feira (23) para articular a liberação de emendas. Em busca de apoio, Abilio se reuniu com os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO) e André Fernanda (PL-CE). A falta do pagamento de emendas são um problema que assolam não só a oposição, mas afetam a relação de Lula com o centrão. Abilio se uniu ao coro de cobrança pelo pagamento que pressiona o presidente.
No momento, a prioridade, é pela liberação das emendas destinadas à Secretaria Municipal de Saúde, pasta com maior volume de atendimentos na gestão e, proporcionalmente, gastos.
Em 2024, conforme a deputada federal Coronel Fernanda (PL), Lula cumpriu apenas 50% do que a bancada de Mato Grosso tinha direito. O fato da maioria estar vinculada à extrema-direita é um dos fatores que pesa para o comportamento do presidente, segundo a Coronel.
O pagamento de emendas em 2025 ameaçam uma rebelião do centrão na Câmara dos Deputados. Conforme o G1, os deputados da situação têm sinalizaram a possibilidade de votar contra o projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda.
Como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou a votação da matéria para a próxima semana, o governo federal pode abrir espaço para parte dos pagamentos, pelo menos, essa é a expectativa que há nos bastidores do Congresso.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.