Quinta-Feira, 15 de Outubro de 2020, 13h:30

Tamanho do texto A - A+

No Dia do Consumo Consciente, Iguá lança vídeo sobre uso responsável da água

Reforçando a Sustentabilidade, um de seus pilares estratégicos, a companhia e todas as suas concessionárias estão comprometidas com o uso responsável da água, recurso inegavelmente essencial a todos

Por: DA REDAÇÃO

No Dia do Consumo Consciente, comemorado em 15/10, a Iguá Saneamento, empresa controladora da Águas Cuiabá e que atende mais de 6 milhões de pessoas no país, coloca no ar um material especial com dicas de consumo consciente da água e informações sobre o desperdício, como por exemplo, durante o banho.

Marcelo Barbosa/Folhapress

pia esgoto - abastecimento

Cinco minutos são suficientes para se banhar e ainda é possível desligar o registro quando for se ensaboar. A economia gerada com esta atitude, em um mês numa casa com quatro pessoas, poupa 730 litros de água, o que permite, durante trinta dias, lavar na máquina as roupas dessa moradia. Esta e outras dicas facilmente aplicáveis no dia a dia, e que fazem toda a diferença, estão disponíveis no vídeo divulgado pela Iguá: https://youtu.be/wFgXbX4MyN4.

“O Dia do Consumo Consciente nos chama atenção para a necessidade de repensarmos tudo aquilo que consumimos, e como o fazemos. Quisemos então relembrar nesta data a importância inquestionável da água de forma simples, com mudanças de hábito que podem ajudar no combate ao desperdício desse recurso finito, porém indispensável”, explica Rosane Santos, diretora de Sustentabilidade da Iguá.

Segundo Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água das Nações Unidas de 2020, as mudanças climáticas estão afetando a disponibilidade, qualidade e quantidade da água, tornando-a cada dia mais escassa e impactando negativamente a vida de bilhões de pessoas. Para a ONU, a alteração do ciclo da água e o aumento dos períodos de estiagem, provocados pelo aquecimento global, também representarão riscos para a produção de energia, segurança alimentar, saúde humana, desenvolvimento econômico e redução da pobreza, comprometendo seriamente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Diante desse cenário, além de trabalhar pela universalização dos serviços de tratamento de água e esgoto, a Iguá atua para engajar o maior número de pessoas na prática do consumo consciente de água. “Estima-se que apenas 0,26% de água da Terra está disponível para o consumo, concentrando-se em lagos, reservatórios e bacias hidrográficas. A título de comparação, se toda a água existente no planeta coubesse numa garrafa PET de dois litros, apenas três gotas poderiam ser consumidas”, exemplifica a executiva.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei



Últimas Notícias