O médico Gilney Viana, que foi deputado estadual e deputado federal por Mato Grosso (1995 a 1998) e deputado estadual (1999 a 2002), participa de uma Roda de Conversa com os alunos e professores do MT Escola de Teatro nesta terça (12), em Cuiabá, para falar da sua relação com a ditadura militar.
Militante de esquerda e fundador do PT no seu estado natal, Minas Gerais, Gilney foi preso político torturado pela ditadura antes de se mudar para Cuiabá, onde retomou sua militância política, chegando a ser eleito para os cargos de deputado federal e estadual, com os lemas de "O Federal do Lula" e "O Estadual do Lula.
A vinda de Gilney faz parte da produção de um documentário assinado pelo Cena Onze, intitulado "60 anos depois", que aborda o tema da ditadura militar em Mato Grosso.
O Diretor do Cena Onze, Flávio Ferreira, revelou para coluna que o projeto foi uma proposta do professor da UFMT Valdir Bertúlio, e vai focar em personagens mato-grossenses vítimas dos 21 anos de regime de excessão no Brasil (1964 a 1985).
A pesquisa histórica está a cargo do historiador João Vicente Ferreira.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.