Trump disse que os EUA estão comprometidos com a paz ao lado dos europeus. "Milhares de jovens soldados estão morrendo semanalmente, e todos deveriam querer que ISSO PARE. Eu quero, e os Estados Unidos da América também", escreveu. "Estarei disponível a qualquer momento, caso meus serviços sejam necessários."
Paralelamente, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou, por meio de comunicado, que seu país está pronto para aceitar a trégua imediata. "Informo também que a Ucrânia está pronta para um cessar-fogo de 30 dias a partir de hoje. Esperamos que a Rússia aceite esta proposta", disse, após conversa telefônica com Trump realizada nesta tarde.
Zelensky afirmou que discutiu com Trump "a necessidade de esforços contínuos pela paz, incluindo medidas concretas que podem ser tomadas". Segundo ele, os dois líderes "concordaram em manter contatos futuros". Ele ainda reforçou a disposição da Ucrânia para negociações, mas com um alerta: "A Rússia deve demonstrar seriedade em sua intenção de encerrar a guerra, começando com uma cessação total e incondicional das hostilidades."
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.