Além disso, uma onda crescente de apoio ao Chega, um partido populista que ainda pode ficar em segundo lugar com seu foco em conter a imigração e reprimir a corrupção, adicionou ainda mais incerteza ao clima político de Portugal.
Com 99,2% dos votos apurados, a Aliança Democrática conquistou pelo menos 89 cadeiras na Assembleia Nacional, o Parlamento português, com 230 assentos.
O partido estava no poder havia menos de um ano quando foi destituído após perder um voto de confiança em março. Conquistou 80 cadeiras nas eleições do ano passado e atuou como um governo minoritário.
O líder da Aliança Democrática, Luis Montenegro, o atual primeiro-ministro, indicou que estaria aberto a acordos políticos com partidos de oposição.
"Todos nós precisamos ser capazes de falar uns com os outros e colocar o interesse nacional em primeiro lugar", disse em um discurso pós-eleição para seus apoiadores.
Sete partidos menores também ganharam assentos.
Sem a maioria das cadeiras, a Aliança Democrática, liderada pelo Partido Social-Democrata, pode tentar conquistar apoio de partidos menores, o que atualmente é visto como improvável, ou assumir o poder como um governo minoritário, como fez em seu último mandato. Isso deixa a legenda à mercê de partidos de oposição que se unem para derrubá-la, como aconteceu há dois meses.
A frustração pública com os principais partidos de Portugal criou um cenário político cada vez mais fragmentado e desafiou os esforços de união em torno de políticas e questões nacionais urgentes, como imigração, moradia e custo de vida.
Em uma demonstração dramática da mudança de rumo da política portuguesa, o apoio ao partido populista Chega voltou a crescer. A legenda conquistou pelo menos 58 assentos, contra 50 no ano passado, e está a desafiar os Socialistas de centro-esquerda como o segundo maior partido de Portugal.
O Chega disputou sua primeira eleição há apenas seis anos, quando conquistou uma cadeira, e se alimentou da insatisfação com os partidos tradicionais mais moderados. Fazendo campanha sob o lema "Salve Portugal", descreve-se como um partido nacionalista e se aproveitou da popularidade de seu líder, advogado e ex-comentarista de futebol André Ventura.
"Este é o meu momento", disse Ventura. "É uma grande vitória para o Chega."
Ele abriu as portas para um entendimento com a Aliança Democrática, dizendo que o país precisa de estabilidade.
Nos últimos 50 anos, os sociais-democratas e o Partido Socialista se alternaram no poder.
Os socialistas estavam contemplando possivelmente seu pior resultado desde 1987, também conquistando 58 cadeiras.
O líder socialista Pedro Nuno Santos anunciou a intenção de se demitir, dizendo: "Estes são tempos difíceis para o Partido Socialista." Fonte: Associated Press
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.