Estão abertas, até 12 de maio, as inscrições para o curso gratuito de aperfeiçoamento “Educação Midiática para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Diversidades”. A formação é promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), com aulas ministradas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
O curso será realizado totalmente a distância, com carga horária de 225 horas, entre 2 de junho de 2025 e 31 de janeiro de 2026. A proposta é capacitar professores e profissionais ligados à educação para atuarem como agentes multiplicadores em seus espaços, promovendo os direitos humanos, a diversidade e o uso consciente da mídia.
Vagas e público-alvo
Serão oferecidas 7.560 vagas, sendo 5.400 prioritariamente destinadas a professores da educação básica em atuação, e 2.160 para outros profissionais da educação ou de áreas afins.
Conteúdo
A formação abordará temas como proteção de crianças e adolescentes, exposição midiática de educadores, aporofobia (aversão à pobreza), racismo e mudanças climáticas, com foco na educação midiática e nos direitos humanos.
Inscrição e seleção
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line (clique aqui para acessar). Os selecionados receberão um e-mail de convocação até cinco dias após a divulgação da lista, com instruções para confirmação da vaga e envio de documentos.
Requisitos
* Ser professor ou profissional da educação básica (em atuação) ou atuar em áreas ligadas à educação;
* Ter graduação concluída ou vínculo profissional com a educação;
* Possuir acesso à internet e equipamento com conectividade;
* Dispor de cerca de 8 horas semanais para as atividades do curso.
Benefícios
Os participantes receberão certificado e terão acesso vitalício ao conteúdo do curso. Também serão produzidos materiais pedagógicos em diversos idiomas, com distribuição gratuita. A iniciativa integra a 2ª edição do Programa de Educação em Direitos Humanos e Diversidades, que já certificou mais de 5.400 pessoas em todo o país.
Dúvidas podem ser enviadas para: **[[email protected]](mailto:[email protected])**
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.