A confirmação da permanência de Buffett como chairman dissipa dúvidas levantadas desde sábado, quando ele surpreendeu acionistas ao anunciar sua intenção de indicar Greg Abel, atual vice-presidente de operações não seguradoras, para a presidência executiva da empresa.
Na ocasião, ele não esclareceu se manteria algum papel formal após a mudança, o que levou à especulação de que deixaria também o conselho.
O conselho da Berkshire votou no domingo e aprovou por unanimidade a nomeação de Abel como novo presidente e CEO da empresa, com efeito a partir de 1º de janeiro de 2026. "Na sessão de perguntas e respostas que antecedeu a reunião anual de acionistas, Warren Buffett, presidente e CEO da Berkshire, anunciou que recomendaria ao conselho que Greg Abel fosse nomeado CEO da Berkshire", relatou a nota.
Abel, de 62 anos, já era apontado como sucessor há alguns anos e comanda as operações não seguradoras da empresa desde 2018. Ao oficializar a transição, Buffett sinaliza o início de uma nova era na Berkshire, sem se afastar completamente do centro de decisões da empresa que ajudou a transformar em um dos maiores conglomerados do mundo.
Ele reafirmou que continuará com sua política de doações e que "não tem intenção" de vender suas ações da empresa, avaliadas em mais de US$ 160 bilhões.
*Com informações da Dow Jones Newswires
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.