Depois de ressaltar que a empresa continua empenhada em manter a liderança na produção de minério de ferro, o executivo avaliou que a demanda do níquel deve crescer nos próximos anos, puxada em parte pela demanda da indústria de veículos elétricos, que utiliza o elemento em suas baterias.
"O níquel é um dos elementos cruciais para a vida moderna, especialmente para a ecologia", disse Ferreira. Em 2011, as vendas de níquel da Vale atingiram 252 mil toneladas, 44,8% acima do de 2010. Já a receita operacional com o metal totalizou US$ 5,72 bilhões no ano passado.
SUPERCARGUEIROS
Durante o evento, Ferreira afirmou que a Vale deve se concentrar em tocar projetos de mineração que deem uma resposta às necessidades de suprimento de seus mercados. Em razão disso, o executivo acredita que a companhia deva repassar a terceiros atividades como a operação de supercargueiros, como aqueles adquiridos para transportar minério de ferro para a China, para poder se dedicar a suas atividades-fim.
Para ele, a Vale deve aportar recursos em logística apenas de forma temporária. "Não acho que a Vale deva alocar capital nisso. Existem investidores famintos para ter essa remuneração", disse Ferreira. O objetivo da Vale é, depois de passar essas embarcações adiante, fechar contratos de longa duração com os novos proprietários para utilização dos navios, por 25 a 30 anos.
IMPOSTOS
Sobre as cobranças que a Receita Federal está fazendo, referente a tributos de investimentos da Vale feitos no exterior, Ferreira disse ontem que ainda não houve nenhuma decisão judicial. "Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não houve nenhum julgamento do mérito em instância judicial. Houve decisão sobre forma", afirmou o executivo.
Segundo ele, o que estaria em discussão agora é onde essa disputa será definida, se em âmbito administrativo ou judicial. Ao fim do evento, Ferreira se disse confiante numa solução favorável à Vale. "Tenho certeza de que vai ser resolvido da forma mais razoável possível", declarou. As cobranças tributárias que estão sendo feitas à Vale podem ultrapassar R$ 30 bilhões, incluindo multas e juros.
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