"Essa discussão deveria ser mais objetiva, mas está inexoravelmente atrelada à questão política, o que aumenta muito a complexidade", afirmou Malan, durante participação no Prumo Day, realizado nesta terça-feira, 19, em São Paulo.
Para o ex-ministro, as tarifas devem gerar um impacto de preços para os consumidores e para a economia. "Possivelmente veremos aumento da inflação e redução do crescimento", comentou.
Nesse cenário, destacou o que chamou de "rearranjo das placas tectônicas geopolíticas" nos últimos seis meses. "O mundo hoje está mais incerto do que foi no passado e será assim por um bom tempo", disse, ressaltando a mudança de perfil do governo dos Estados Unidos, principalmente no segundo mandato de Donald Trump.
Malan avaliou positivamente a atuação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmando que ele tem exercido um "papel importante" no âmbito da crise tarifária.
Apesar dos desafios geopolíticos, Malan disse ter "certa confiança" sobre a capacidade brasileira de se reerguer. Nessa linha, acrescentou acreditar que o País tem potencial para exercer um "protagonismo significativo" em alguns setores, como o de transição energética.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.