A proposta é tornar o evento ainda mais relevante no cenário internacional. "Queremos transformar a Agrishow em uma feira ainda mais internacional. Queremos receber expositores estrangeiros que queiram investir no Brasil e mostrar sua tecnologia", disse Marchesan.
Com ingressos esgotados para esta quinta-feira, 1º, feriado em função do Dia do Trabalhador, a expectativa é de encerrar o evento, nesta sexta, 2, com um total de 210 mil visitantes nos cinco dias de feira. "Entram aqui 100 mil veículos ao longo da feira. Só isso já mostra a complexidade da infraestrutura necessária: água, energia, restaurantes, banheiros...", afirmou. Ele citou ainda que a área dedicada aos restaurantes equivale a um campo de futebol, com cerca de 15 mil metros quadrados, além da presença de diversos food trucks.
Mesmo diante da escassez de crédito rural subsidiado, o interesse do produtor por investir continua firme. "Apesar da falta de recursos e do crédito caro, o agricultor continua investindo - com recursos próprios ou por meio de bancos privados", afirmou Marchesan, observando que há produtores financiando máquinas a taxas próximas de 20% ao ano. "Ainda assim, o investimento é necessário. A área plantada cresce cerca de 1,5 milhão de hectares por ano, e o mundo segue aumentando a demanda por alimentos."
Para o presidente da Agrishow, a agricultura brasileira ainda tem grande potencial de expansão sustentável. "Temos mais de 40 milhões de hectares de áreas degradadas que podem ser recuperadas e incorporadas à produção sem derrubar uma árvore sequer", afirmou.
Segundo ele, a modernização do parque de máquinas é essencial para sustentar os ganhos de produtividade. "Cerca de 50% das máquinas em uso no agro têm entre 10 e 15 anos. Ou seja, estão defasadas. Investir é essencial para continuar evoluindo."
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.