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Economia Quinta-feira, 15 de Março de 2012, 14:40 - A | A

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Quinta-feira, 15 de Março de 2012, 14h:40 - A | A

CONSUMIDOR

No Dia do Consumidor, mutirão oferece orientações e serviços

O evento vai até às 16 horas com o objetivo de sensibilizar o consumidor quanto aos seus direitos e deveres

KARINE MIRANDA
[email protected]

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi lembrado em Cuiabá com diversas ações. No centro, na Praça Alencastro, o Procon-MT, realizou um mutirão com a temática “Consumidor bem informado não leva susto”, que promoveu orientações e ações de atendimento às pessoas que passaram pelo local.

Mayke Toscano/Hipernoticias

O evento “Consumidor bem informado não leva susto” vai até às 16 horas com o objetivo de sensibilizar o consumidor quanto aos seus direitos e deveres

Habitação, saúde, assuntos financeiros, alimentos, serviços privados e produtos são as áreas principais em foco no evento este ano, segundo Gisela Simona, Superintendente de Defesa do Consumidor (Procon-MT). “Estas foram as áreas que ganharam o ranking de reclamações e queremos alertar os consumidores e disseminar informações para que isso ocorra menos”, garante.


Além de orientação, o mutirão pretende, ainda, conscientizar e sensibilizar as empresas da importância do consumidor e da necessidade de respeito aos acordos firmados. “Queremos mostrar a seriedade da data e comemorar a conquista dos consumidores que já foram alcançados, além de levar as empresas a fazer reflexão dos serviços prestados e da importância de consumidores atentos”, assegura.

Embora o Código do Consumidor possua 21 anos, muitas empresas ainda o desrespeitam e a falta de informação ou informações distorcidas por parte das empresas são uma das principais queixas dos clientes, segundo Ivo Firmo, Gerente de Fiscalização do Procon. Por isso, ele orienta que a necessidade de orientação sempre é essencial.

“Os consumidores têm que ser mais criteriosos na marca do produto, na loja, no comerciante que vende. Pode também entrar no site do Procon, ligar, e se informar se essa empresa faz troca, faz o serviço. Tem que estar atento todos os dias em todas as compras”, garante.

Coordenado pelo Procon, o evento que está em sua 10ª edição tem a participação da Defensoria Pública, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e de outros órgãos governamentais.

SERVIÇOS

Na tenda destinada à Defensoria Pública os cidadãos poderão contar com serviços de orientação jurídica sobre direito do consumidor e outros temas, orientação financeira e elaboração de declarações para a confecção gratuita de documentos.

A maior procura é relacionada aos serviços básicos de água e luz e também questões financeiras (cartão e financiamento) e planos de saúde. Já no espaço de Assistência Social, a emissão de registro civil, carteira de trabalho, carteira de identidade, corte de cabelo, serviços de saúde, aferição de pressão, entre outras atividades também são oferecidas, paralelo a realização de apresentações artísticas e culturais.

Além disso, Ivo lembra que o Procon disponibiliza uma equipe tirando dúvidas, abrindo reclamações, analisando contratos e oferecendo todo o suporte para que o consumidor não sinta lesado e compreenda como funciona o código do consumidor. “Quem tiver dúvida pode vir, traga um papel, o contrato que tiver dúvida, as reclamações, tudo que precisa, porque estamos aqui para sanar todas eles”, finaliza.

A estimativa é que aproximadamente 30 mil passem pelo mutirão que funcionará até às 16h.

 

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