Mayke Toscano/Hipernoticias |
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O evento “Consumidor bem informado não leva susto” vai até às 16 horas com o objetivo de sensibilizar o consumidor quanto aos seus direitos e deveres |
Além de orientação, o mutirão pretende, ainda, conscientizar e sensibilizar as empresas da importância do consumidor e da necessidade de respeito aos acordos firmados. “Queremos mostrar a seriedade da data e comemorar a conquista dos consumidores que já foram alcançados, além de levar as empresas a fazer reflexão dos serviços prestados e da importância de consumidores atentos”, assegura.
Embora o Código do Consumidor possua 21 anos, muitas empresas ainda o desrespeitam e a falta de informação ou informações distorcidas por parte das empresas são uma das principais queixas dos clientes, segundo Ivo Firmo, Gerente de Fiscalização do Procon. Por isso, ele orienta que a necessidade de orientação sempre é essencial.
“Os consumidores têm que ser mais criteriosos na marca do produto, na loja, no comerciante que vende. Pode também entrar no site do Procon, ligar, e se informar se essa empresa faz troca, faz o serviço. Tem que estar atento todos os dias em todas as compras”, garante.
Coordenado pelo Procon, o evento que está em sua 10ª edição tem a participação da Defensoria Pública, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e de outros órgãos governamentais.
SERVIÇOS
Na tenda destinada à Defensoria Pública os cidadãos poderão contar com serviços de orientação jurídica sobre direito do consumidor e outros temas, orientação financeira e elaboração de declarações para a confecção gratuita de documentos.
A maior procura é relacionada aos serviços básicos de água e luz e também questões financeiras (cartão e financiamento) e planos de saúde. Já no espaço de Assistência Social, a emissão de registro civil, carteira de trabalho, carteira de identidade, corte de cabelo, serviços de saúde, aferição de pressão, entre outras atividades também são oferecidas, paralelo a realização de apresentações artísticas e culturais.
Além disso, Ivo lembra que o Procon disponibiliza uma equipe tirando dúvidas, abrindo reclamações, analisando contratos e oferecendo todo o suporte para que o consumidor não sinta lesado e compreenda como funciona o código do consumidor. “Quem tiver dúvida pode vir, traga um papel, o contrato que tiver dúvida, as reclamações, tudo que precisa, porque estamos aqui para sanar todas eles”, finaliza.
A estimativa é que aproximadamente 30 mil passem pelo mutirão que funcionará até às 16h.
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