O objetivo do INSS com essa parceria é aproveitar a capilaridade dos Correios e permitir que pessoas com dificuldades de acesso à internet e de uso de tecnologia possam fazer a consulta sobre eventuais descontos em suas aposentadorias, disse Queiroz.
"Já existe atendimento pelo aplicativo do INSS, pelo 135 e agora estamos acrescentando as agências dos Correios para reforçar esse atendimento. Não precisa de correria. Vamos fazer as coisas com calma. Não há um tempo determinado para que a pessoa busque o ressarcimento. A qualquer tempo, ela vai ter a liberdade de fazer. Se quiser deixar passar o primeiro mês, no mês seguinte, o tratamento será o mesmo e o ressarcimento será garantido", disse o ministro, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.
Queiroz disse que o Ministério da Previdência fica "muito feliz" em contar com o apoio dos Correios com essa parceria. Ressaltou que "nenhum aposentado ficará prejudicado" e que o objetivo do atendimento presencial nas agências dos Correios é permitir a consulta "olho no olho".
"Sabemos que tem pessoas que prefere atendimentos presenciais, por isso estamos abrindo mais um canal", declarou o ministro. "As agências dos Correios se integram ao esforço do governo para esse atendimento aos aposentados", completou.
Ele disse que 98% das consultas realizadas são pelo aplicativo ou pelo canal 135, mas que há estimativa de 2 milhões de pessoas que preferem o atendimento presencial.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que mais de 11 milhões de brasileiros fizeram consulta aos canais do governo para saber se tiveram descontos ou não. De acordo com ele, 1,91 milhão de pessoas identificaram descontos em seus benefícios e responderam à pergunta feita pelo INSS sobre se essa dedução foi autorizada ou não. Waller disse que 1,87 milhão de pessoas afirmaram que não deram aval ao desconto, enquanto apenas 40 mil autorizaram.
O presidente do INSS reforçou que o atendimento presencial na agência dos Correios é destinado às pessoas com dificuldades com tecnologia e que ainda não fizeram a consulta. Waller disse que quem já fez a consulta pelo aplicativo, pelo canal 135 ou pelo site não precisa ir novamente aos Correios para uma nova consulta.
(Com Agência Estado)
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