Aproximadamente 300 ouvintes e 21 palestrantes de diferentes lugares do Brasil participaram do V Seminário Regional das Engenharias de Produção e Alimentos, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que ocorreu de 8 a 13 de junho deste ano.
Os profissionais que estiveram presentes, dos segmentos acadêmico e empresarial, contribuíram para o debate sobre as “Engenharias do século XXI”, tema do Seminário. Também foram convidados alunos egressos da Unemat, que permitiram aos participantes conhecer o depoimento da experiência sobre o mercado de trabalho da região.
Com isso, frisa a coordenadora do evento, Jussara de Araújo, “os participantes puderam conhecer diferentes áreas de atuação, problemas atuais das empresas, uso de novas tecnologias, novas tendências de mercado e perspectivas das agroindústrias. Ao final, os discentes aproveitaram para expandir seus contatos, estreitando relações para futuros estágios, trabalhos de conclusão de cursos e trainee”.
A programação que incluiu palestras, minicursos, visitas técnicas e mesas redondas, permitiu aos participantes estreitar os laços entre as instituições de ensino superior e as empresas. Dessa forma, foi possível a troca de experiências entre os profissionais, técnicos, empresários e acadêmicos, que resultaram na complementação da capacitação dos estudantes, aplicação da teoria na prática, maior divulgação dos cursos relacionados, suas potencialidades para a região/estado e melhorias para a sociedade.
Durante o evento, alunos do ensino médio e fundamental foram recebidos para uma visitação à exposição de trabalhos desenvolvidos pelos discentes da Unemat (Barra do Bugres), permitindo a divulgação dos cursos ofertados pelo campus e também as dinâmicas do “Desafio das Engenharias” e da “Ponte de Macarrão". "Essas atividades estimulam os graduandos a desenvolverem novas ideias, produtos e aplicar os conceitos de engenharias estudados em sala de aula”, explica a coordenadora.
Segundo Jussara de Araújo, “o evento teve uma qualidade que superou de longe os anos anteriores, pois pôde contar em 2015 com o maior financiamento já recebido pela Fapemat para o campus sede nesse quesito”.
A Semana recebeu docentes das cidades de Tangará da Serra, Nova Olímpia, Diamantino, Rondonópolis, Sapezal, Colíder, Confresa e também de estados como São Paulo, Goiânia, Tocantis, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Além disso, apesar de ser um evento com caráter regional, contou com a participação da professora californiana (USA), Christina Carol Lorimer.
Confira as fotos do V Seminário Regional das Engenharias de Produção e Alimentos na Galeria de fotos da Fapemat.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.