Economia Terça-feira, 06 de Setembro de 2011, 16:27 - A | A

Terça-feira, 06 de Setembro de 2011, 16h:27 - A | A

DATA SUGESTIVA

Dia do sexo agita população cuiabana e a economia

Mesmo com prós e contras, a prática do sexo traz benefícios ao corpo e movimenta também o mercado desse segmento

KARINE MIRANDA

 

Mayke Toscano/Hipernotícias

Ariadna Alencar diz que data específica para lembrar o sexo não é muito importante

 

Hoje (06) é o dia do sexo, uma data escolhida a dedo para comemoração. Primeiro porque a data e mês fazem referências a posições sexuais e segundo, porque antecede um feriado. Pensando nisso, muitos já fazem planos para comemorar o dia. No entanto, mais que uma prática necessária, o sexo faz a alegria não só de quem pratica, mas principalmente para quem comercializa produtos para este fim.

Segundo Andrea Rodrigues, gerente da Afrofite Sex Shop, o aumento nas vendas no dia do sexo e na semana da data chegam a 60% quando comparados aos dias considerados normais. Uma elevação nas vendas que é registrado, inclusive, no dia dos namorados, data em que mercado permanece aquecido. “A venda no dia do sexo consegue superar a venda no dia dos namorados. Isso porque o dia do sexo não é exclusivo dos casais”, afirma.

Mesmo que o aumento seja considerado bom pela gerente, Andreia acredita que a inserção da data no calendário e sua plena divulgação aumentaria e muito a comercialização de produtos eróticos. "Se houvesse uma ênfase maior na data, a comercialização no que diz respeito a peças íntimas, acessórios e cosméticos alcançaria os 80%".

Já quanto aos benefícios do corpo, eles são inúmeros, de acordo com o clínico geral, doutor Givaldo Alves de Oliveira. A melhora da beleza da pele, a diminuição do risco de infarto, o alívio do estresse e até a queima de calorias são vantagens de quem é adepto da prática.

Ele explica que no caso da pele, uma descarga hormonal muito intensa é liberada durante o ato sexual. “É o estrogênio, presente na mulher em maior nível no momento da excitação, o grande responsável por essa melhora na aparência. Ele faz bem para a textura da pele e para o cabelo, que fica mais brilhante”, assegura.

É bom ressaltar que a a atividade física realizada durante o sexo auxilia também na circulação sanguínea e, consequentemente, favorece o coração e melhora o sistema imunológico prevenindo doenças como gripe e febre. “ Uma a duas vezes na semana diminui pela metade o risco de infarto e eleva os níveis de anticorpos encontrados na saliva”, afirma.

Além disso, relação sexual frequente pode ser considerada uma atividade física, pois melhora a elasticidade corporal e fortalece a musculatura, inclusive da região pélvica, a mais difícil de ser exercitada. “O enfraquecimento da musculatura dessa área pode contribuir para a ocorrência de incontinência urinária e/ou “queda de bexiga” nas mulheres”, conta.

CONSULTA

Mas colocar todos esses benefícios em prática não é fácil. Uma enquete realizada pelo HiperNotícias nesta tarde demostram que as opiniões se dividem quanto o assunto é sexo. Algumas pessoas são a favor data e da prática enquanto outros acham tudo dispensável.

Para Ariadna Alencar, 19 anos, a criação de uma data específica para o sexo não é tão importante, mesmo que seja para divulgação desses benefícios. “Para mim, não faz diferença. É só mais um dia”, assegura. No entanto, Sulenio Machado, 61 anos, acredita que a criação da data bem como a prática do sexo é mais que necessária, mas não da forma que acontece hoje. “Dia do sexo tinha que ser todos os dias. Mas o maior problema é que hoje o sexo está igual “miojo”. Três minutos para esquentar e está pronto”, exemplifica.

Muitos apontaram, ainda, que devido a rotina e agitação do dia-a-dia, o sexo sempre "fica para amanhã". Porém, o doutor Givaldo alerta que isso não faz bem a saúde de corpo e do casal. “Sexo é alimento. Como todo alimento que não é consumido pode trazer baixa imunidade e causar doenças. Ansiedade, angustia, insônia e indisposição são uma delas, além da distância que surge entre o casal. Por isso, a prática do sexo é indispensável.”, finaliza.


Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros