O ano foi marcado pelo crescimento dos atendimentos relacionados às compras feitas pela internet. Houve aumento de 86% das queixas perante 2010, sendo que a maior parte delas dizia respeito à falta de entrega e defeitos nos produtos adquiridos.
O Itaú Unibanco melhorou uma posição, de 2º para 3º lugar, com 1383 reclamações, seguido pela LG (1164), TIM (937) e Telefônica (835) - que liderou o ranking por cinco anos seguidos. Oi, Eletropaulo, Carrefour e Panamericano fecham a lista das 10 empresas mais reclamadas pelo órgão
A área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que registrou maior número de reclamações (37%), seguida por assuntos financeiros - bancos, seguradoras, financeiras - com 28% e serviços essenciais (telecomunicações, energia elétrica e saneamento básico), com 17%.
Em 2011, o Procon realizou um total de 727.229 atendimentos, alta de 15% em relação a 2010. Consultas e orientações foram a maior parte deste montante (ou 589.535).
As demais (137.694) são as chamadas Cartas de Informação Preliminar (CIPs), que solicitam ao fornecedor providências sobre o ocorrido. A maioria (76%) foi solucionada numa fase preliminar, enquanto as restantes - 33.401 - foram contempladas como reclamação fundamentada, aquelas em que as demandas de consumidores não são atendidas e é preciso abrir um processo administrativo. Dentre elas, pouco mais da metade (52%) não foi solucionada pelas empresas.
RANKING ONLINE
O Procon-SP também lançou nesta quinta o ranking online das 30 empresas que mais geram queixas ao órgão, que será atualizado diariamente.
A lista contém reclamações desde 1º de janeiro e indicará as irregularidades e o índice de solução dos casos reclamados.
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