Domingo, 29 de Junho de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,48
euro R$ 6,44
libra R$ 6,44

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,48
euro R$ 6,44
libra R$ 6,44

Economia Quinta-feira, 15 de Março de 2012, 13:44 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quinta-feira, 15 de Março de 2012, 13h:44 - A | A

RECLAMAÇÕES

Bradesco lidera ranking de reclamações em 2011

Já a B2W, dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, saltou da 21ª posição para a 2ª

ESTADÃO

O grupo Bradesco liderou o ranking de reclamações em 2011 da Fundação Procon-SP, com 1.723 queixas, seguido pela B2W - empresa responsável pelos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime (1.574 reclamações). Enquanto o banco passou da 3ª posição para o topo da lista, a B2W saltou da 21º colocação para o segundo lugar. Ontem, o Procon-SP anunciou a suspensão por 72 horas dos três sites da B2W, mas a decisão foi revogada pela Justiça no início da noite. O levantamento do Procon foi divulgado nesta quinta-feira, 15, Dia Mundial do Consumidor.

O ano foi marcado pelo crescimento dos atendimentos relacionados às compras feitas pela internet. Houve aumento de 86% das queixas perante 2010, sendo que a maior parte delas dizia respeito à falta de entrega e defeitos nos produtos adquiridos.

O Itaú Unibanco melhorou uma posição, de 2º para 3º lugar, com 1383 reclamações, seguido pela LG (1164), TIM (937) e Telefônica (835) - que liderou o ranking por cinco anos seguidos. Oi, Eletropaulo, Carrefour e Panamericano fecham a lista das 10 empresas mais reclamadas pelo órgão

A área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que registrou maior número de reclamações (37%), seguida por assuntos financeiros - bancos, seguradoras, financeiras - com 28% e serviços essenciais (telecomunicações, energia elétrica e saneamento básico), com 17%.

Em 2011, o Procon realizou um total de 727.229 atendimentos, alta de 15% em relação a 2010. Consultas e orientações foram a maior parte deste montante (ou 589.535).

As demais (137.694) são as chamadas Cartas de Informação Preliminar (CIPs), que solicitam ao fornecedor providências sobre o ocorrido. A maioria (76%) foi solucionada numa fase preliminar, enquanto as restantes - 33.401 - foram contempladas como reclamação fundamentada, aquelas em que as demandas de consumidores não são atendidas e é preciso abrir um processo administrativo. Dentre elas, pouco mais da metade (52%) não foi solucionada pelas empresas.

RANKING ONLINE

O Procon-SP também lançou nesta quinta o ranking online das 30 empresas que mais geram queixas ao órgão, que será atualizado diariamente.

A lista contém reclamações desde 1º de janeiro e indicará as irregularidades e o índice de solução dos casos reclamados.

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão. 

 

Álbum de fotos

Imagem da Internet

Imagem da Internet

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros