Oficinas de capacitação, mediações culturais, atividades de lazer, cinema, música e circo fazem parte da programação de setembro do Sesc Poconé, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal. As atividades são voltadas a diferentes públicos e muitas ações são gratuitas ou com valores acessíveis.
Em apoio à campanha Setembro Amarelo, serão realizadas ações de orientação em saúde mental. Entre elas, a atividade "Estourando o Estresse", no dia 9 de setembro, voltada para alunos da Escola Estadual Bacharel Ribeiro, incentivando o autocuidado e a valorização da vida. Já na Biblioteca Manoel de Barros, do Sesc Poconé, o público pode participar do BiblioMedita, às terças-feiras (9, 23 e 30), das 18h30 às 19h30.
Entre as oportunidades de formação estão a oficina de Manicure (8 a 12), de Cerâmica (9 a 11) e Bordado Livre (9 de setembro a 30 de outubro), além de vivências de apoio a artesãos. As inscrições para o Corte e Costura Intermediário estão abertas neste mês e as aulas começam dia 8 de outubro.Todas acontecem no Espaço Fábrica do Sesc Poconé, com valores acessíveis para os usuários que possuem a credencial Sesc e para o público em geral, e gratuidade pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).
O mês inclui ainda atividades educativas, como o projeto "Educação Ambiental é uma Aventura", no Parque Sesc Baía das Pedras (11), e a visita mediada "Conhecendo o Polo" (26), com roteiro pelo Hotel Sesc Porto Cercado e pela Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Sesc Pantanal. .
A agenda cultural traz grandes atrações, como a participação de grupos nacionais pelo Palco Giratório, com a Trupe Circus (PE), Ducafundó (MT) e Las Cabaças (PA), entre os dias 22 e 25.
Todas as atividades acontecem no Sesc Poconé, com inscrições ou agendamento presenciais na Sala de Matrícula.
O Sesc Poconé faz parte do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, uma iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac, e tem como objetivo a valorização da cultura e a melhoria da qualidade de vida das populações pantaneiras de Poconé e do entorno, por meio de uma série de ações socioambientais, culturais, educacionais, de saúde e de lazer envolvendo a comunidade. A unidade está localizada na Avenida Generoso Ponce, no centro de Poconé.
GRATUIDADE
O Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) oferece acesso gratuito em ações educativas do Sesc para pessoas que tem renda mensal familiar de até dois salários-mínimos por pessoa da família. O público do Sesc é prioritariamente composto por trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, assim como aos seus dependentes. Mas o PCG contempla qualquer pessoa que atenda a esses requisitos.
Para saber quem tem direito, é simples: some a renda bruta de todas as pessoas da casa e divida pelo número de moradores. Se o valor por pessoa (renda per capita) for igual ou menor que dois salários mínimos nacionais, é possível se candidatar. Em 2025, isso significa até R$ 3.018,00 por pessoa. Para conhecer os detalhes e condições, acesse aqui.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.