A poetisa e escritora Luciene de Carvalho é o nome cotado para assumir a presidência da Academia Mato-grossense de Letras (AML) no biênio 2023-2025. A titular da chapa única "União e Tradição" tem como meta tornar a instituição a interlocutora da produção literária regional na cena brasileira, dando ênfase à envergadura local no universo das letras e trazendo intelectuais reconhecidos para construir diálogos com os imortais que compõem a Casa Barão de Melgaço, localizada no Centro Histórico de Cuiabá. A projeção de Luciene também é emblemática por marcar a transição entre duas mulheres na presidência, com a jornalista Sueli Batista transmitindo seu cargo à poetisaa, e a ascensão da primeira mulher negra e periférica à cadeira majoritária da entidade.
"Vivo um momento de pleno encantamento por ser a primeira mulher negra e 100% periférica com possibilidade de assumir a presidência e, também, por minha candidatura ser fruto de um consenso. Um grupo na Casa Barão se articulou nessa chapa, que tem uma magnitude institucional incrível, pois configura um processo de transição, e não quebra. Queremos dar sequência ao trabalho da Sueli, que desempenhou um trabalho estruturante muito importante, passando pelos 300 anos de Cuiabá, 100 anos da AML e uma pandemia. Assumo com a intenção de tomar decisões e fazer a AML olhar para o futuro", declarou Luciene de Carvalho ao HNT.
Restam apenas dois degraus para formalizar esse ápice. A votação, que será realizada no dia 16 de setembro, ocasião em que também ocorrem as escolhas dos novos ocupantes das cadeiras 17, 23 e 30. A posse de Luciene à presidência está marcada para 30 de setembro. Após os passos burocráticos, a poetisa dá início à sua trajetória, escrevendo as novas páginas da história da AML, sendo um dos primeiros capítulos a recepção dos membros recém-chegados na Casa.
"A Casa Barão pode, tem saberes, tem pessoas e estatura. Acredito que a Academia Mato-grossense de Letras seja o endereço exato e necessário para fazer essa interlocução nacional. É uma forma da gente participar dessa grande evolução intelecutal, trazendo nomes para conversarem conosco, participando de rodas de conversa de intelectuais e fazer pontes para o que é produzido pela Casa se faça conhecer no cenário nacional", disse a escritora à reportagem.
QUEM É LUCIENE DE CARVALHO?
Luciene nasceu em Corumbá (MS). A escritora decidiu vive da arte há 22 anos e é autora de diversos livros, com destaque aos "Conta-gotas", "Sumo da lascívia", "Cururu e Siriri do Rio Abaixo", "Insânia" e "Ladra de flores". Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, sendo apresentado em Londres no ano de 2014.
VEJA VÍDEO
CONHEÇA A CHAPA ÚNICA "UNIÃO E TRADIÇÃO"
Presidente: Luciene Josefa de Carvalho (cadeira 31)
Vice-presidente: Flávio José de Ferreira (cadeira 35)
Secretária: Maria Cristina de Aguiar Campos (Cadeira 16)
Tesoureiro: Agnaldo Rodrigues da Silva (cadeira 10)
Conselho editorial: Olga Maria Castrillín Mendes (cadeira 15), Elizabeth Madureira Siqueira (cadeira 29) e Marli Terezinha Walker (cadeira 2)
Conselho fiscal: Lorenzo Falcão (cadeira 12), Eduardo Moreira Leite Mahon (cadeira 11) e Marta Helena Cocco (cadeira 18)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Deuseni Felix 05/09/2023
Parabéns querida. E muito importante vc na Academia, sei que dara continuidade no lindo trabalhos que Sueli Batista fez.
1 comentários