Divulgação |
![]() |
A coleção Faces do Brasil – História e Cultura foi lançada na última quinta-feira (15.12) na Fundação Cultural Palmares (FCP) em Brasília. Editada pela A Editora Ética do Brasil, a coleção contém 42 obras de autores de 14 estados brasileiros, sendo 21 delas de escritores de Mato Grosso e foi organizado pela professora Jacy Proença.
O objetivo da coleção Cultural é contribuir para a implantação e consolidação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que refere-se a documentos que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Destinada a alunos e educadores do ensino fundamental e médio, a coleção trata-se de uma contribuição para divulgar a história e a cultural afrodescentente e indígenas.
Segundo o professor Michelangelo Henrique Batista, um dos escritores da coleção Faces do Brasil representando os autores da região Centro-Oeste, a profusão de trabalhos que abordam as questões negras e indígenas, mas que não têm oportunidade de serem publicadas. “Mas agora estamos tendo esta oportunidade. A Editora Ética do Brasil não está apenas dando esta oportunidade, mas também fazendo uma de cidadania”, afirmou.
Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia,
Os autores de Mato Grosso e suas obras:
-Andréa Santos: Manifestações de Consciência Política e Consciência Étnica: a Volta de Jovens Negr@s à Escola
- Anne de Matos Souza: Representações de Adolescentes Brancos. Alunos de uma Escola Pública no Município de Araputanga em MT
- Duarte Pinto de Miranda Junior: A Participação do Negro nos Conselhos das Unidades de Ensino Públicas de Cuiabá
- Edmilson Marques de Moraes: Educação para as Relações Raciais por Meio de Produção de Textos em uma Escola do Campo
- Elen Luci Prates: Vila Bela da Santíssima Trindade: Diferenças de Gênero na Organização Social da Vida Pública e da Vida Privada
- Estrela Rainha (História)
- Eliane Brito: Relações Raciais Formação de Professores Licenciados em Educação Física
- Jacy Ribeiro de Proença: Conhecendo Cuiabá – Pontos e Fatos Históricos na Ótica da População Negra e Indígena
- Jiordana Silva Ramos Nascimento: As Religiões de Matrizes Africana no Livro Didático de Ensino Religioso em Duas Escolas Confessionais de Cuiabá
- Joangela Oliveira de Moura: Desenvolvimento Socioeconômico da Comunidade Remanescente de Quilombo
- Lucilene Rosa Magalhães Nogueira: Implementação da Lei 10.639/03: Fazer Pedagógico do Professor
- Márcia Regina Luiz Gomes: Relações Raciais no Cotidiano Escolar: Entre o Visível e o Invisível
- Maria dos Anjos Lina dos Santos: Memória e Educação da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo
- Maria Luiza Troian:Formação Profissional de Afro-brasileiros: Uma Análise de Suas Narrativas
- Maristela Mendes: A Percepção da Comunidade Quilombola do Baixio
- Michelangelo Henrique Batista: Entre a Negritude e a Africanidade: Construção da Identidade Negra em Mato Grosso
- Ausência da Construção da Identidade Negra em Mato Grosso
- Nilma da Cunha Godoi: Crime e Escravidão: A Dupla Face da Visibilidade Negra Perante as Leis e Normas de Cuiabá (1870- 1888)
- Nilvaci Leite de Magalhães Moreira: Discriminação Racial e de Gênero: Um desafio de Jovens Negras Adolescentes no Espaço Escolar
- Renata Lucia Maluf: Capoeirar: Uma Abordagem Pedagógica da Capoeira
- Zenilda Dantas da Silva: Lei 10.639/03: Reflexões Sobre sua Implementação em Escolas Municipais de Cuiabá
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.