A Orquestra e Coral Flauta Mágica, de Cuiabá, fundada em 1998, pelo Maestro Gilberto Mendes viaja para o Rio de Janeiro para duas apresentações inéditas, no dia 13 de maio, às 18h, no Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo e no dia 15, no Museu da Justiça, às 15h30. O evento é realizado pelo produtor cultural Sérgio da Costa e Silva e tem como objetivo realizar intercâmbios culturais nacionais e internacionais, mantendo uma agenda de concertos de importantes grupos musicais do mundo todo.
"Conheci o Sérgio quando a Flauta Mágica se apresentou no Weltmuseum Wien, onde ele estava produzindo o concerto do pianista João Carlos Assis Brasil, que se apresentou antes da Flauta Mágica. Sérgio se encantou com nosso show e daí surgiu o convite", lembra o maestro Gilberto Mendes, fundador da instituição.
O repertório do espetáculo passou por clássicos da música brasileira, como “Trenzinho do Caipira” (Heitor Villa-Lobos), “Correnteza” (Tom Jobim), “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Eu sei que vou te amar (Vinicius de Moraes e Tom Jobim), “Panis et Circenses” (Caetano Veloso e Gilberto Gil), entre outros.
Serão 37 membros, sendo 14 flautistas, 19 coralistas, 1 violão, 1 guitarra, 1 baixo e 1 baterista. "Ter a oportunidade de divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido há 27 anos no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, representa muito para nós. Esperamos que o maior número de pessoas compreenda que, educar bem nossas crianças e jovens é o único caminho para o desenvolvimento de nossa pátria!", enfatiza Gilberto.
"O nível técnico alcançado tem nos levado para os espaços culturais mais importantes da Europa e Estados Unidos, como Mozart Haus, Haus Der Music e Museu Swaroviski na Áustria, Kulturzentrum Olimpiadorf, na Alemanha, Disney Springs, SoundScape Park, Focus Brasil Orlando e Inffinito Festival Miami, nos Estados Unidos, em concertos de música popular e erudita onde fomos aclamados pelo público e pela crítica especializada", finaliza o maestro.
Sobre a Flauta Mágica
O Flauta Mágica nasceu de um projeto social que ensina música, dança e cidadania para crianças e jovens da periferia de Cuiabá. Em 27 anos de trabalho, aplica uma metodologia que resultou no desenvolvimento de uma Tecnologia Social denominada "A Magia da Arte Transformando Vidas", que tem como um dos pilares, o princípio da inexistência do talento inato. A Flauta Mágica já foi apoiada pelo Criança Esperança de 2005 a 2015, beneficiando mais de 8 mil alunos que já passaram por lá.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.