“Homem-fruta, Homem-mato” é o título da nova exposição individual de O Sol Ferreira, ator, poeta e artista plástico mato-grossense. Com uma identidade marcada pela tradição cuiabana, o artista anuncia, já no nome da mostra, a intenção de dialogar com a realidade de Mato Grosso.
“A exposição é autobiográfica. Ela fala sobre a minha trajetória e transição de um ponto de vista pessoal. Mas eu tive a sorte de nascer em uma região riquíssima em belezas e não poderia deixar de referenciar Mato Grosso nas minhas obras. Não consigo!”, brinca O Sol.
O termo “Homem-mato” é um neologismo criado pelo artista para explicar, de forma lúdica, o desenvolvimento de sua identidade transmasculina. Em 2025, Bruno Sol, pessoa por trás do artista, completou sete anos de transição de gênero, processo que envolveu desde a mudança de nome nos documentos até duas cirurgias recentes.
“As obras desta exposição seguem uma ordem cronológica. Minha intenção é compartilhar com o público todas as fases da minha transição: os sabores, as dores e as cicatrizes que marcaram cada etapa”, afirma.
O local
Além de multiartista, O Sol Ferreira é formado em Teatro pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Letras/Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é mestrando em Antropologia Social, também pela UFMT.
Durante a elaboração do projeto expográfico, a escolha do espaço foi imediata. “Eu sabia que a exposição aconteceria na UFMT, minha segunda casa há alguns anos. Depois, entendi que o lugar ideal para a montagem seria o MUSEAR”, explica.
O MUSEAR – Museu de Etnologia e Arqueologia da UFMT é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, ensino, extensão e preservação do patrimônio cultural de povos indígenas. Mato Grosso é o estado brasileiro com a maior população indígena vivendo em territórios originais, e o museu tem papel fundamental na transmissão de conhecimentos desses povos e na sua valorização dentro da academia.
Homem negro e consciente dessa missão, O Sol reforça a relevância do espaço. “Para mim, o MUSEAR é um dos lugares que mais merecem a nossa atenção dentro da Universidade. Infelizmente, as visitas ainda são esparsas e, na maioria das vezes, acontecem apenas quando professores da graduação agendam. Mas chegamos para mudar isso!”.
A exposição “Homem-fruta, Homem-mato” abre em outubro e terá entrada gratuita.
SERVIÇO
Exposição: Homem-fruta, Homem-mato – individual de O Sol Ferreira
Data: A partir de 10 de outubro de 2025
Local: MUSEAR – Museu de Etnologia e Arqueologia da UFMT, em Cuiabá
Visitação: Gratuita
Classificação: Livre
CONFIRA:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.