Cuiabanália Sábado, 02 de Abril de 2011, 12:40 - A | A

Sábado, 02 de Abril de 2011, 12h:40 - A | A

ARTE CONTEMPORÂNEA

Exposição Cubo Negro no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT

Artista apresenta suas obras em espaço intimista

 

Rosano Mauro
Exposição Cubo Negro

 O artista plástico mineiro Herê Fonseca lança no dia 07 de Abril, às 20h00, o seu mais novo trabalho, intitulado Cubo Negro, no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, sob a curadoria de Ludmila Brandão.

As obras do artista serão apresentadas em espaço intimista; o visitante encontrará no museu da Universidade Federal um cubo revestido externamente com tecido preto. Sua dimensão é de 2.2m x 2.2m e estará localizado no centro da galeria. Na parte interior do Cubo Negro estarão cerca de 600 obras em todos os lados do ambiente (inclusive o teto e o chão) em formato A4 e que poderão ser visualizadas através de lanternas penduradas no teto.

Segundo o artista, o título Cubo Negro é uma contraposição ao Cubo Branco, termo criado pelo artista Brian O’Doherty num ensaio publicado pela revista Artforum de 1976, aludindo ao espaço das galerias de arte, com paredes brancas, sem janelas, isolando o expectador em um meio aparentemente atemporal, lugar onde ficam expostas as obras.

Para Herê Fonseca a oportunidade é singular já que poderá compartilhar alguns desenhos feitos em preto e branco dos mais de 3.000 guardados em seu ateliê. Esses esboços foram feitos despretensiosamente desde 2006 e compõe seu processo de criação, cujo principal motivo era o exercício de seus traços.

O artista enfatiza que o Cubo Negro é uma instalação, lugar onde o público poderá visualizar os seus traços primeiros; um percurso para se chegar à obra.

 

Rosano Mauro
O artista Plástico Herê Fonseca apresenta Cubo Negro

 

SERVIÇO:

Abertura: 07 de Abril às 20h00
Local: Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT – MACP
End.: Rua Alziro Zahrur s/n Boa Esperança
Tempo da exposição: 07 de Abril a 14 de Maio
Horário de visitação: 07h30 as 11h30 e 13h30 as 17h30
Telefone: 3615.8355.

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros