Será lançado nesta quinta-feira (20) o livro "Cena Onze 35 anos". Evento ocorre no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19h. A obra, que terá distribuição gratuita, conta a história de uma das mais antigas companhias de teatro de Mato Grosso sob o olhar do historiador João Carlos Ferreira e do fundador do grupo, o diretor e dramaturgo Flávio Ferreira, principal figura da companhia, em parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECITEC.
O livro contará com o selo da editora Memória Brasileira e traz a história de vida e dedicação deste grande nome, sempre ligado às artes cênicas, desde o final da década de 1980 até a contemporaneidade. Mais nomes de elencos e de peças são citadas na obra, assim como atuações e parcerias além dos palcos, indo para o social e o ensino superior. Ao longo dos 11 capítulos, ou cenas, aparecem ainda mais personagens icônicos das artes, tudo isso, ilustrado por fotos de Francisco Alves e Marcondes Araujo.
O grupo que se propôs a estudar teatro sob a ótica de que a arte é uma das ferramentas de resgate de cidadania e de transformação, acreditava e continua acreditando, que o teatro potencializa o lugar de fala das minorias sociais, e contribui para a educação emocional. Com o passar do tempo, a companhia tornou-se uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em face dos projetos sociais que mantinha.
Ao longo de suas andanças pelos palcos, foram montados mais de 40 espetáculos, sempre buscando permutar conhecimentos, entendendo que arte se faz com troca de saberes. “Estar junto de um grupo que olha para o social e trabalha fomentando políticas públicas, resgatando pessoas e que pensa o teatro político, como fundamental para a transformação do país, nos traz um sentimento de realização”, salienta o diretor artístico do Cena Onze, Flávio Ferreira.
“Com o passar dos anos, nosso objetivo é buscar cada vez mais o aperfeiçoamento, procurar errar menos e manter a linha na área da educação, cultura e, principalmente, da cidadania. Entendemos que a cultura é um direito mais que constitucional, é um direito natural e continuaremos sempre a busca por esses valores”, acrescenta o diretor.
Conforme o diretor, está sendo preparada uma celebração ímpar para o lançamento do livro, com exposição de figurinos, fotografias e quadros das apresentações do Cena Onze, bem como algumas performances de peças desde o início do grupo, além de muita música.
CENA ONZE
A Associação Cultural Cena Onze surgiu como um grupo de teatro em 1989 em Cuiabá e região. Ao longo dos anos foram dezenas de espetáculos encenados, mais de 5 mil alunos de teatro, dança, música, artesanato, pintura, etc.
SERVIÇO
Lançamento do Livro: Cena Onze - 35 anos
Dia 20 de fevereiro, a partir das 19h
No Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.