Natural de Campos de Jordão-SP, onde nasceu dia 23 de setembro de 1946, o arcebispo de Cuiabá, dom Milton Antonio dos Santos, nomeado em 2004 pelo papa João Paulo II, em substituição a dom Bonifácio Piccinini, considera um “presente de Deus” ter deixado a diocese de Corumbá-MS, onde atuava como bispo, para se tornar um cuiabano. Seu antecessor aposentou depois de exercer a função de principal líder da Igreja Católica no Estado durante 28 anos.
Defensor da unidade familiar, dom Milton acha que o carisma e a simplicidade do papa Francisco mostrado desde o início do seu papado e na visita ao Brasil devolve a confiabilidade na Igreja Católica. O arcebispo afirma também que "a família corre o risco de destruição", pois "a pessoa é jogada sozinha no mundo" e a "célula da sociedade está muito doente".
A religião teve a imagem muito arranhada nos últimos anos com pesadas denúncias de envolvimento de padres com pedofilia e também do Vaticano com operações financeiras fraudulentas. O arcebispo prova essa recuperação da imagem da Igreja Católica com números positivos que não são contestados.
Ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1974 e bispo em agosto de 2000, dom Milton é especializado em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. É também licenciado em Letras, com especialização em inglês pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, de Lorena-SP.
|
Entende dom Milton que Cuiabá e Várzea Grande serão novas cidades – “se Deus quiser” – com as mudanças pelas quais passam para sediar uma das etapas da Copa do Mundo de 2014. Ele acha que as periferias das duas cidades também serão beneficiadas. Copa do Mundo à parte, o arcebispo defende que os mato-grossenses torçam agora para o Luverdense, o maior representante atual do Estado no futebol.
HiperNotícias – A Igreja Católica está perdendo efetivamente fiéis para outras religiões, seitas, doutrinas, em nível nacional e até mundial?
Dom Milton – Os resultados do Censo Demográfico 2010 mostram o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil. A proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária. Em termos globais, aumenta o número de católicos no mundo, bem como o de sacerdotes e seminaristas, especialmente na Ásia e na África: é o que indica o Anuário Pontifício 2010. Em 2008, foram registrados 1 bilhão e 166 milhões de fiéis batizados, com um aumento de 19 milhões (+1,7%) em relação ao ano anterior. Mesmo considerando o aumento da população mundial, que atingiu um total de 6 bilhões e 700 milhões de pessoas, observa-se um discreto aumento da população católica em termos percentuais (de 17,33 para 17,40 %).
HiperNotícias – Em sua opinião, essa migração de fiéis católicos tem a ver com os escândalos sexuais, inclusive no Brasil, e operações financeiras fraudulentas envolvendo o próprio Vaticano?
Dom Milton – Certamente, o catolicismo é um “mosaico humano e divino”. Somos um “povo santo...”, mas, também um “povo pecador”. Há luzes, há sombras! As falhas, os pecados... precisam ser transformados em “alavancas” no agora e no olhar para a frente! Tanto escândalos sexuais como operações financeiras indevidas são situações muito tristes que influenciam negativamente na adesão de uns tantos católicos ao catolicismo.
PAPA FRANCISCO
HiperNotícias – O senhor acha que o carisma e a simplicidade do principal chefe da Igreja Católica, o papa Francisco, pode ajudar a reverter esta situação?
Dom Milton – O carisma e a simplicidade do papa Francisco já nestes 9 (nove) meses como líder religioso acabam de serem reconhecidas pelo mundo ao ser votado como “líder mundial” pela revista Time. O papa Francisco leva “nos ombros” o visual da Igreja Católica: está devolvendo a confiabilidade na Igreja Católica!
HiperNotícias – No Brasil, a perda de fiéis para outras religiões chega a ser significativa ou ainda não preocupa os líderes da Igreja Católica no País?
Dom Milton – O empenho de cada um de nós deve ser o de não “perder” nenhuma pessoa... Não podemos como católicos nos enveredar para o “proselitismo”: conquistar número/quantidade de pessoas para salvar situação econômica da instituição! A nossa vocação, somos chamados para “evangelizar”: a qualidade dos fiéis, a sua vivência religiosa... precisam se sobrepor à quantificação de fiéis!
|
Dom Milton – Não tenho condições de “julgar” as denominações religiosas. Não resta dúvida que o Terceiro Milênio será o tempo do novo evangelizador virtual, um internauta. O computador, a internet... são recursos indispensáveis da nova Evangelização!
MENOS PADRES
HiperNotícias – A falta de padres no Brasil e Mato Grosso para levar o Evangelho aos rincões onde a TV já chega pode ser uma das causas da debandada de católicos?
Dom Milton – A minha convicção pessoal é a de que “Seminário não é fábrica de padre...” A verdadeira “fábrica de padre...” é a Família! Aí, na célula da sociedade surgem as “sementes de novos padres”. Acolhendo num mesmo lugar estas “sementes”, então, temos o SEMINÁRIO! Ao menos, na Arquidiocese de Cuiabá temos tido um aumento de ordenações sacerdotais nestes últimos anos! Em 2013, o Seminário Cristo Rei está com todas as vagas preenchidas: 35 seminaristas (Propedêutico, Filosofia e Teologia). Hoje TODAS as comunidades têm a Santa Missa, ao menos, uma vez por mês! A principal solução para a problemática do número de sacerdotes é investirmos na Família! E, outra dinâmica imprescindível é fazer com que os próprios sacerdotes e seminaristas sejam os principais promotores das vocações sacerdotais.
HiperNotícias – Padres de Cuiabá reclamam de celebrar até oito missas por falta de sacerdotes. A carência deles se deve ao excessivo envolvimento das crianças com a TV e internet e desinteresse pela religião?
Dom Milton – Não tenho conhecimento – como arcebispo – de que algum sacerdote celebre “oito” missas num domingo! Mas, “quatro” missas, sim! Há momentos que exigem que o sacerdote se multiplique para atender bem diversos grupos, comunidades...
HiperNotícias – O senhor acha que famílias têm realmente alguma culpa dos seus filhos se dirigirem desde cedo por caminhos como das drogas, ao invés de seguirem a carreira religiosa?
Dom Milton – Somos todos “culpados...” Vivemos numa “aldeia global”! A família é “a caixa de ressonância” a cada dia onde chegam as ilusões e mentiras que perturbam esta – que deveria ser! – “ilha de paz”. Hoje, mais do que nunca, a família corre o risco de destruição, e, aí, a pessoa é jogada sozinha no mundo... Se não existe um ‘LAR”, a família que Deus sonhou, a célula da sociedade está muito doente... tudo está comprometido! A família é o valor mais querido por nós. Deste recanto dependem a cultura, a superação da pobreza, a transmissão da fé... O reino da vida, do amor e da paz tem seu berço no seio da Família!
COPA DO MUNDO
HiperNotícias – Personalidade integrada à população mato-grossense e cuiabana, como o senhor avalia a realização em Cuiabá da Copa do Mundo?
Dom Milton – Foi um “presente de Deus” eu me tornar um cuiabano que se empenha em se inculturar sempre mais! Aqui estou vivendo há dez anos ... (desde setembro/2003!) Se Deus quiser, teremos uma “nova Várzea Grande e uma nova Cuiabá...” por causa da Copa do Mundo de Futebol 2014. Era preciso um estímulo forte para que influencie também – o quanto antes! - nas periferias destas duas cidades que, na verdade, são uma grande cidade para onde se dirigem, principalmente, os mato-grossenses que aqui procuram meios para uma vida melhor, mais segura... Se cada um colaborar positivamente tudo será mais fácil, mais rápido... seremos mais hospitaleiros!
HiperNotícias – O arcebispo Milton gosta de futebol? O senhor tem preferência pelo Dom Bosco, cuja origem foi o Colégio Salesiano São Gonçalo, ou o Operário, que nasceu sob inspiração do bispo Campelo de Aragão?
Dom Milton – Torcemos para que os nossos times encontrem “a vara mágica” de empreendedores que lhes dê sustentabilidade! Neste momento, temos que torcer pelo representante maior do Estado de Mato Grosso: o Luverdense Esporte Clube, ou, em família o chamamos “Verdão do Centro-Oeste, Verdão do Norte, LEC, Luver, Luv...”
DESEJO AO LEITOR DESTA ENTREVISTA UM “SANTO NATAL” E “FELIZ 2014”.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.