O curta-metragem mato-grossense, O Minhocão do Pari – A origem da lenda, está concorrendo a prêmio em festival internacional de cinema na Grécia, o The Independent Video Film Festival 2022. O filme conta a história de uma das mais famosas lendas de Cuiabá. Os prêmios não têm valor monetário, mas visam reconhecer o trabalho de novos criadores.
Dirigido pelo jornalista Salles Fernandes, de Sorriso (369 km de Cuiabá), o curta já participou de 10 festivais de cinema desde o lançamento em novembro de 2021.
No curta, Salles revela a origem do Minhocão ao enredo do romance entre o personagem João do Boto e Maria Pari. O filme conta uma das lendas folclóricas mais famosa de Cuiabá, principalmente na região ribeirinha, ás margens do rio Cuiabá.
A lenda conta que uma cobra gingante vivia nas águas do rio Cuiabá, e sempre que notava um barco flutuando, agitava ás águas até vira-lo para devorar as pessoas.
Os contadores de histórias dizem que o movimento nas águas era tão forte que chegava a criar ondas no rio Cuiabá. A lenda diz ainda que o Minhocão do Pari desapareceu da região durante a grande enchente de 1974.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.