A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Tangará da Serra (252 km de Cuiabá) investiga uma nova morte por chikungunya na cidade. A informação consta no boletim de doenças emergentes do município divulgado nesta segunda-feira (18). Tangará já confirmou uma morte em decorrência da doença neste ano, a primeira do Estado. Cinco mortes por dengue também são investigadas na cidade. Mato Grosso já soma mais de 12 mil casos de dengue, também causada pelo Aedes aegypti, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
A reportagem fez contato com SMS de Tangará em busca de informações sobre a vítima, mas ninguém atendeu os chamados. Contudo, exames específicos estão sendo realizados para comprovação ou não da nova morte por chikungunya. Caso confirme, será a segunda em decorrência da doença em todo Estado neste ano. O resultado será divulgado nos próximos dias.
Tangará da Serra vive uma epidemia de dengue, zika e chikungunya. O município confirmou a primeira morte em decorrência de chikungunya nos primeiros dias de março deste ano. A vítima, um idoso de 73 anos, estava internada em uma unidade particular e tinha comorbidades, como diabetes e hipertensão, conforme reportou o HiperNotícias.
LEIA MAIS: Homem de 73 anos morre em decorrência de chikungunya em Tangará da Serra
DENGUE
O boletim de doenças emergentes também informa que, em Tangará, outras cinco mortes também estão em investigação sob a suspeita de dengue. Ainda não há informações sobre quais eram as condições das vítimas. As confirmações devem ser feitas após a realização de exames e divulgadas pelos próximos dias.
"SEMANA D"
Diante da confirmação de mais de 12 mil casos de dengue, conforme divulgou a SES-MT nesta segunda-feira (18), a pasta iniciou a 'Semana D', para conscientizar a população contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
AÇÕES DE COMBATE EM TANGARÁ
A prefeitura de Tangará da Serra, diante da epidemia vivenciada na cidade, tem realizado inúmeras ações de conscientização e combate a doença.
Atuamente, os agentes estão fazendo o uso do fumacê, um trabalho que serve para eliminar o máximo possível das fêmeas infectadas, cortando a transmissão do mosquito nos bairros da cidade. A ação é feita no período da manhã e a tarde.
VEJA CRONOGRAMA DESTA TERÇA-FEIRA
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.