Josi Pettengill/Secom-MT |
![]() |
Silval Barbosa vai defender a Lei Zoneamento na audiência que teré em agosto com a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira |
O governador Silval Barbosa quer evitar encaminhar oficialmente a Lei do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE) para avaliação técnica do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) antes de uma ampla defesa da lei em audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
O governador pediu a reunião para a entrega do documento como o mínimo de três horas de duração, e a ministra Izabella Teixeira já sinalizou que o encontro deve ser marcada para o mês de agosto. Tudo isso porque a Lei de Zonemento do Estado de Mato Grosso vem gerando muita polêmica entre os poderes Legislativo, Executivo e organizações não-governamentais (ONGs) que defendem o meio ambiente e fazem críticas ferrenhas à lei sancionada recentemente.
De acordo com Silval Barbosa, a lei que ele mesmo sancionou no dia 20 de abril deste ano, foi resultado de um estudo desde de 1991/1992 no qual se gastou R$ 30 milhões e teve várias audiências populares que resultou no consenso entre o poder Legistativo e Executivo que concordam na lei como está formulada.
A estratégia do governador é justamente gastar os argumentos com a ministra do Meio Ambiente em defesa da Lei do Zoneamento. Porém, existe um processo anterior à assinatura da ministra que passa pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do governo federal, sob o comando de Roberto Vicentin.
Vicentim explicou que antes de chegar à assinatura da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, uma comissão de 14 ministérios avaliam e encaminham depois para o Conama, no qual a ministra é presidente.
O Ministério Público, através da Promtoria do Meio Ambiente, já manifestou a vontade de recorrer ao governo federal para vetar a aprovação do ZSEE. O promotor Domingos Sávio é quem comanda essa ofensiva.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.