A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) acusou o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep) de espalhar fake news e declarou que a Escola Estadual Dom José do Despraiado, em Cuiabá, que atende em período integral, não será fechada. Um protesto aconteceu nesta segunda-feira (22), em frente à sede da Pasta, por convocação do Sintep, que alegou ter sido surpreendido com a notícia de que a unidade seria fechada.
Por meio de nota, a Seduc explicou que o prédio da unidade passa por reforma geral e está com 25% das obras concluídas. Foi feito, segundo o órgão, um investimento no valor de R$ 5,9 milhões. Disse ainda que a previsão para a finalização dos trabalhos é dezembro de 2024 e a retomada das aulas na unidade será em fevereiro de 2025.
Em razão da obra, a Sedeuc informou que 393 estudantes matriculados nos 6º, 8º e 9º anos serão alocados na Escola Estadual Alcebíades Calhao, no bairro Quilombo, e outros 124 estudantes do 9º ano serão transferidos para a Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici, no bairro Araés, para o cumprimento do ano letivo. A unidade atende pouco mais de 500 estudantes.
Já o Sintep alegou que a unidade será fechada e, por isso, uma manifestação foi realizad em frente à Seduc junto da comunidade escolar. Segundo informações, a comunidade foi informada de que as atividades na unidade seriam encerradas.
"Crianças estão buscando matrículas e algumas estão fora das unidades escolares. São poucas as escolas que oferecem atendimento em período integral", defendeu o Sintep.
Já a Seduc rebateu. “Portanto, é mentirosa e extremamente irresponsável a informação disseminada pelo Sintep, que em nada contribui ao empenho dos professores, demais trabalhadores da educação e da comunidade estudantil em alcançar a meta de colocar a Rede Estadual de Ensino entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas do país até 2032, conforme estabelecido pelo Plano EducAção 10 Anos”, reafirmou.
Até o momento, o Sintep não se manifestou diante da acusão de propagar fake news feita por parte da Seduc. O espaço segue aberto.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.