O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou nesta terça-feira (1º) que está negociando com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, a instalação de uma usina de asfalto própria na capital. A medida busca reduzir custos e aumentar a autonomia do município em obras de infraestrutura.
A proposta foi discutida durante reunião realizada na segunda-feira (30), no gabinete do prefeito, no Palácio Alencastro, onde também foram debatidas ações conjuntas para ampliar a pavimentação, modernizar a iluminação pública e melhorar a drenagem urbana em bairros com problemas estruturais.
Segundo Abilio, atualmente a contratação de empresas para obras de pavimentação eleva em cerca de 29% os custos, devido ao BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), lucro e despesas operacionais. Com uma usina própria, seria possível economizar e executar as obras de forma mais eficiente.
A ideia é firmar parceria com o Estado, aproveitando a estrutura já existente da usina estadual, com o município fornecendo os insumos e o governo assumindo a operação técnica.
O vice-governador Pivetta prometeu apresentar a proposta ao governador Mauro Mendes e à equipe técnica para análise. “O objetivo é garantir um programa permanente de pavimentação, com mais autonomia e eficiência”, afirmou o prefeito.
Em 2025, a Prefeitura de Cuiabá já recuperou mais de 50 mil buracos em 1.100 ruas e avenidas, usando cerca de 15 mil toneladas de asfalto e investindo R$ 13 milhões na operação tapa-buracos que atendeu mais de 60 bairros.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.