Moradores de Cuiabá denunciam a demora no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, na tarde desta quarta-feira (24). A demora para o serviço de triagem passava de duas horas.
Em áudios obtidos pelo HNT, a professora Amanda Assunção relatou que estava na unidade de saúde há quase duas horas e ainda não havia passado pelo procedimento de classificação de risco, ou seja, não havia sido avaliada por enfermeiros para determinar a urgência em que seria atendida por um médico.
De acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, a classificação de risco serve para otimizar o serviço ao identificar os pacientes que precisaram de atendimento prioritário e é dividida em quatro cores: vermelha, que indica emergência, ou seja tratamento imediato; amarela, utilizada em casos graves; verde, pouca urgência e azul, usado para casos leves.
Ainda segundo o relato da paciente, a unidade de saúde justificou a demora no atendimento pela falta de profissionais. Em todo esse período, apenas um enfermeiro estava prestando assistência à população. Inclusive, em aproximadamente duas horas, apenas três pessoas haviam passado pela triagem.
“Perguntaram se eu tinha feito cadastro, o rapaz disse que sim. Depois, eles refizeram meu cadastro, mas depois não encontraram e alegaram que fizeram troca de turno e que tinham um enfermeiro só”, contou a mulher ao HNT.
No entanto, essa não é a primeira vez que o atendimento caótico é registrado na UPA da Morada do Ouro. A professora informou que já buscou auxílio no local diversas vezes e é sempre demorado. “Já precisei da UPA outras vezes e toda vez é a mesma coisa. A gente tem que ser deselegante, eles esquecem o cadastro, é complicado”, finalizou.
Procurada pelo HNT, a Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que todas as equipes médicas e de enfermagem estão completas nas unidades de saúde. Disse ainda que as UPAs estão atendendo pacientes da Capital e do interior de Mato Grosso, por isso, estão com uma demanda altíssima, uma vez que as unidades de saúde foram planejadas apenas para suprir a necessidade da população cuiabana.
Veja a nota na íntegra:
Nota à imprensa
Com relação à demanda de pacientes nas unidades de pronto atendimento de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece:
- Toda as equipes médicas e de enfermagem estão completas nas unidades de pronto atendimento;
- Ao todo, 41% dos pacientes de Cuiabá são do interior do estado, de acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN);
- Atualmente as UPAs se transformaram em unidades hospitalares em razão principalmente da alta demanda do interior de Mato Grosso, onde a SMS de Cuiabá absorve essa despesa que é altíssima. Necessário se faz a imprensa acompanhar a lotação das UPAs localizadas no interior do Estado. Cuiabá já muito tempo se transformou em esperança de vida de pacientes advindos do interior, justamente por ficarem aguardando leitos da regulação e se dirigem para capital na chamada “ambulancioterapia”, alojados nas casas de apoio e até em seus carros particulares;
- Além disso, as Upas de Cuiabá foram planejadas para cobertura populacional apenas da capital e não do interior, e desta forma o esforço é enorme para planejar ações no fluxo assistencial das unidades de pronto atendimento, equipes multidisciplinares de saude, medicamentos e insumos.
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