Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Cristalino II, entre os municípios de Novo Mundo (785 km de Cuiabá) e Alta Floresta (800 km de Cuiabá), desde o último sábado (13). A suspeita é de que o fogo tenha sido provocado por queima controlada não autorizada, feita por fazendeiros da região. A área atingida pelo fogo alcança mais de 800 hectares.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes de Base Descentralizada de Apiacás (969 km de Cuiabá) estão atuando nos trabalhos de contenção das chamas desde o último domingo. O fogo já está controlado e as informações preliminares apontam que o incêndio se deu a partir de uma queimada não autorizada em uma propriedade privada.
Conforme os bombeiros, equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Civil (PJC) já estiveram no local e deverão fazer a notificação ao responsável. Uma equipe do Corpo de Bombeiros deve ser enviada ao local para fazer uma nova fiscalização.
Imagens de satélite do Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT) mostram que o fogo começou no sábado em área recentemente desmatada, entre junho e julho.
A área onde ocorre a queimada está inserida em imóvel rural inscrito no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), sobreposto ao Parque Cristalino II. As imagens mostram as cicatrizes sobre uma área ambientalmente protegida.
O Parque, que fica próximo à divisa com o Pará, vive um imbróglio jurídico. A Justiça havia decretado a extinção da unidade, mas o Ministério Público recorreu da decisão, alegando que não havia sido intimado e, assim, houve violação do Código de Processo Civil e da Constituição Federal.
De acordo com a Sema, o Estado está atuando na ocorrência de forma direta por meio do Corpo de Bombeiros dentro da Operação Abafa 2022.
VEJÁ VÍDEO:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.