Livre de propagandas e de perfis fakes, o grupo do Facebook “AONDE NÃO ir em Cuiabá ORiGiNAL” completa 10 anos de atuação. O grupo fechado já conta com quase 121 mil membros. Os trabalhos feitos pela criadora e pelas moderadoras é em prol dos consumidores e de maneira voluntária. Em novembro, o grupo ainda realizará o prêmio “Excelência ao Consumidor – respostas e problemas resolvidos”.
Beatriz Barbosa, criadora e administradora do grupo, conta como o trabalho é feito. “Ninguém ganha um centavo. Muito pelo contrário, a gente para o que a gente tá fazendo, usa nossa internet. Não tem nenhuma propaganda dentro do grupo. O que nos diferencia dos outros grupos é que a gente dedica. Tem que apagar um monte de propaganda. Na época da eleição, foi terrível, muitas tentativas de propaganda política”, revela. Além de Beatriz, o grupo conta com outras cinco moderadoras.
Beatriz relata que abriu o grupo depois de experiências ruins em restaurantes de Cuiabá. “Aí eu abri e, em um volume quase que incalculável, esse grupo explodiu. Só que a gente tem regras”, diz. As regras são ter foto no perfil para entrar no grupo; a pessoa deve aceitar a responsabilidade dela; caso poste algo, não postar propagandas de empresas; respeitar a reclamação de outra pessoa, e dar espaço para a empresa tomar um posicionamento.
“Às vezes, a gente trabalha mais que o Procon. A gente realmente recebe o contato das empresas e a gente sabe que a gente já ajudou muita gente. Por exemplo, tinham locais que cobravam a mais e pararam com esse tipo de reclamação. Tem hospitais que recebem reclamação, eles entram em contato e resolvem o problema da pessoa. Agora, tem empresas que não estão nenhum pouco preocupadas. Mas tem muita empresa que sabe que o grupo existe todos esses anos e não comete nada errado, porque sebe que a gente tá de olho, vamos responder. E é sim o local de quem precisa reclamar”, expressa Beatriz.
“Eu cheguei a levar um processo civil e criminal por conta de uma clínica veterinária que matou o cachorro de uma pessoa que estava no grupo. O advogado foi pra audiência e fizemos um acordo com ele”, revela. Beatriz ainda conta que o grupo é um bom local para analisar o comportamental do consumidor, já que é um banco de informações de 10 anos de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.
A criadora ainda reclama que o poder público nunca reconheceu os trabalhos feitos pelo grupo, como com moção de aplausos, por exemplo. "Os vereadores e esses deputados deveriam nos agradecer por essa década de serviço prestado que nós temos, usando nossa internet pra atender eles. A gente nunca teve nenhum tipo de reconhecimento do nosso trabalho. Mas a gente continua fazendo, não vamos parar", fala.
A administradora ainda comenta sobre o grupo não ser uma espécie de “punimento” às empresas, mas, sim, uma espécie de consultoria gratuita. “Se a empresa pensar, o consumidor é o melhor consultor, a empresa pagaria pra ter. Ele reclama porque ele ainda quer comprar. Porque, a partir do momento que ele decide não comprar mais, por algum outro motivo, além do mau atendimento, problema, coisas com defeito, ele simplesmente ignora a empresa. Então, se você tem um cliente reclamando do seu produto ou do seu serviço, você sinta-se agradecido. É alguém que tá reclamando, mas é alguém que vai comprar de você”, pontua.
PREMIAÇÃO
A premiação será a partir de uma votação a ser realizada no próprio grupo, com quase 121 mil membros, onde serão elencadas as maiores reclamações ou com as melhores respostas. “A ideia é realizar uma premiação para as empresas, que mesmo tendo sido reclamadas, elas resolveram os problemas com os consumidores. Obviamente, que nós nunca vamos premiar ninguém que está constantemente na página e não toma providências. Mas a empresa que preocupa em dar uma devolutiva, preocupa em dar uma resposta, ela merece ser avaliada”, explica Beatriz.
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