O feriado prolongado na capital de Mato Grosso, que faz 305 anos na segunda-feira (8), será predominantemente de muitas nuvens, com pancadas de chuva, porém, com máximas nas casa dos 35ºC e umidade relativa do ar girando em torno dos 90%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta laranja de perigo de chuvas intensas para 73 municípios da porção centro-norte de Mato Grosso.
O 'sextou' (5) começou com mínima de 26ºC na Capital e atinge os 35ºC no momento mais quente do dia. A previsão é de muitas nuvens, com pancadas de chuvas e trovoadas ao longo de manhã e chuvas à noite. O sábado já será de dia encoberto, com mínima de 25ºC e máxima de 35ºC. Há chuviscos previstos para o dia todo, conforme o Inmet.
O domingo terá mínima de 24ºC e máxima de 34ºC, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A condição se repete no feriado de segunda-feira, porém, com máxima de 33ºC.
CHAPADA DOS GUIMARÃES
Já quem vai subir a serra para passar o feriado prolongado do aniversário de Cuiabá em Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá) terá temperaturas mais amenas pelas manhãs, com mínima de 22ºC em todos os dias do fim de semana.
Esta sexta começou com 22ºC de mínima e bate os 34ºC no horário mais quente do dia. A previsão é de muitas nuvens, com pancadas de chuvas ao longo de todo o dia. No sábado, a mínima e a máxima se repentem na cidade, que apresentará tempo encoberto ao logo do dia todo.
O domingo terá temperatura mínima de 22ºC, mas a máxima chega aos 30ºC, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia todo. A segunda de feriado será de muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada e temperaturas mínima de 22ºC e máxima de 31ºC.
ALERTA
A porção centro-norte de Mato Grosso está sob alerta de chuvas intensas, iniciado nesta sexta-feira e seguindo até as 10 horas deste sábado. O alerta laranja prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet recomenda, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.