Nesta segunda-feira 25 de agosto, Dia do Feirante, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, celebra os cerca de 850 feirantes que atuam em 40 feiras livres na capital. Esses trabalhadores contribuem diariamente para a economia local e o sustento de suas famílias.
Com o objetivo de valorizar a atividade, o prefeito Abilio Brunini sancionou, no dia 4 de agosto, uma lei que reconhece as feiras livres como patrimônio cultural imaterial de Cuiabá. A proposta, de autoria do vereador Gustavo Padilha, busca preservar e fortalecer essas tradições.
Duas feiras acontecem mensalmente no centro da cidade: na 1ª segunda-feira, na Praça da República, e na 2ª segunda-feira, na Praça Alencastro, promovendo a produção local.
“As feiras fazem parte da nossa identidade cuiabana. São espaços de convivência, geração de renda e fortalecimento da cultura local. Declarar esse patrimônio reforça nosso reconhecimento da importância dessas atividades”, afirmou o prefeito Abilio Brunini.
A gestão municipal também ampliou o calendário oficial de eventos, incluindo a Expoagro (Feira Agropecuária), em atendimento a solicitação da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil. O evento é considerado um dos maiores do setor no Estado, movimentando a economia, gerando empregos e promovendo a cidade nacionalmente.
“A Prefeitura reafirma seu compromisso com os trabalhadores que mantêm vivas as feiras livres, garantindo renda para centenas de famílias e valorizando tradições locais. Novas iniciativas serão anunciadas em breve para fortalecer o trabalho dos feirantes e expositores”, disse o secretário de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.