Mayke Toscano/Hipernotícias Uma grávida de seis meses, que mora em Cuiabá, foi diagnosticada com toxoplasmose em exames de rotina realizado durante o pré-natal, no início deste mês.
SMS disponibilizou, por meio de liminar, medicamento para grávida de seis meses fazer tratamento em casa
O médico da grávida, que teve somente as iniciais (J.R.S.M) identificada e pediu não ter a idade revelada, prescreveu o antibiótico Espiramicina para que a doença não cause danos à mãe e principalmente ao bebê.
De acordo com a Defensoria Pública, foi necessário intervir junto à Secretaria Municipal de Saúde para garantir o medicamento, já que a mãe não dispõe de recursos necessários para arcar com o tratamento e a resposta para disponibilizar o remédio sairia em pelo menos sessenta dias.
O defensor público Carlos Brandão entrou com pedido de liminar solicitando que o medicamento seja fornecido, para que a saúde do bebê não seja ameaçada.
Caso não seja combatida, a toxoplasmose pode ocasionar o aborto ou crescimento anormal do feto, além da prematuridade e sequelas permanentes como mal formações diversas, hidrocefalia ou retardo mental e, até mesmo, a morte fetal.
Através da ação, os medicamentos foram encaminhados para que a gestante faça todo o tratamento em casa. De acordo com a assessoria da Defensoria Pública, outras pessoas estão procurando a defensoria alegando não ter condições de arcar com o tratamento.
Em algumas farmácias não existe o medicamento, em outras, 16 comprimidos custam aproximadamente R$ 50,00.
SURTO
No dia 29 de setembro um alerta foi dado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), em que 30 pessoas estavam com sintomas de toxoplasmose, sendo que 18 tiveram resultado laboratorial positivo.
Causada pelo parasita Toxoplama Gondii, a toxoplasmose é uma doença que pode evoluir para manifestações sistêmicas graves.
A infectologista Giovana Tazin, professora do curso de medicina na Universidade de Cuiabá (Unic), informou que a doença é benigna e há estudos que apontam que muitas pessoas adquirem a toxoplasmose sem ao menos saber, já que se trata de uma doença autolimitada, ou seja, o próprio corpo se encarrega de fazer a defesa contra o protozoário. É transmitida principalmente por fezes de gato e água contaminada.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.