Em apenas cinco dias, sete casos de monkeypox vírus, conhecida como varíola do macaco, estão sendo investigados em Mato Grosso e total sobe para 13 suspeitos, sendo dois casos confirmados em Cuiabá.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a cidade com maior número de suspeitas é Várzea Grande, com quatro casos; três são em Cuiabá; três, em Rondonópolis; um, em Sorriso; um, em Livramento e um, em Barra do Garças.
Com aumento rápido dos casos, o Ministério da Saúde lançou um Plano de Contingência Nacional para informar a população sobre o vírus. O objetivo do plano, segundo o Ministério, é estabelecer estratégias de capacitação e comunicação, além de orientar ações a serem definidas por estados e municípios brasileiros.
O material apresenta informações estratégicas para contenção e controle da doença no país e orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais para a gestão dos casos de varíola dos macacos.
O Ministério da Saúde informou ainda que está em articulação com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS) e entidades internacionais para aquisição de insumos de prevenção e tratamento para a população brasileira.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.