Começaram a ser cobrados nesta segunda-feira (13) três praças de pedágio na BR-163 sob concessão da Via Brasil entre Sinop (a 503 km de Cuiabá) e Miritituba (PA). A Agência Nacional de Transportes (ANTT) autorizou o início da cobrança no valor de R$ 9,80 para carros de passeio. Duas praças estão localizadas no estado mato-grossense, em Cláudia (a 556 km de Cuiabá) e Guarantã do Norte (a 708 km de Cuiabá). Já a terceira é em Trairão (PA).
De acordo com a ANTT, foi aprovado ainda um reajuste de 24,17% na Tarifa Básica de Pedágio (TBP) nas praças de Cláudia e Guarantã do Norte, que corresponde à variação do índice Nacional do Preço ao Consumidor (IPCA) no período entre a data-base da tarifa ofertada no leilão em 2019 e o mês de dezembro de 2022.
O trecho de concessão na BR-163 em Mato Grosso tem extensão de 262,80 km, com início no entroncamento com a rodovia MT-220, em Sinop, até a divisa com o estado do Pará, onde assume a partir do KM 0.
O Consórcio Via Brasil BR163 venceu o leilão em julho de 2021, com o valor de tarifa de R$ 0,07867 por quilômetro rodado. O projeto tem duração de 10 anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Este sistema rodoviário integra as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, compreendendo um total de 1.090,52 km. Segundo a ANTT, o trecho é um dos principais corredores para escoamento da safra de grãos no Estado e no país, fomentando a economia de 13 municípios em duas unidades federativas.
Confira a tabela com os valores para cada veículo:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Salas 14/02/2023
O valor do pedágio é muito caro, não há explicação plausível ou justificativa, a prática deste valor é absurda. Com a palavra os representantes do povo de Mato Grosso.
1 comentários