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Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025, 08h:58 - A | A

GENUINAMENTE MATO-GROSSENSE

Corte MT Steak ganha espaço e pode se tornar novo símbolo da carne no estado

Corte bovino exclusivo do estado foi tema de encontro entre frigoríficos e restaurantes e já conquista paladares no Brasil e no exterior

DA REDAÇÃO

Representantes da indústria frigorífica e do setor de restaurantes se reuniram nesta terça-feira (2) para discutir a expansão do MT Steak, corte bovino exclusivo de Mato Grosso que vem conquistando espaço no Brasil e no exterior. O encontro foi promovido pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), como parte das ações de valorização da proteína produzida no estado.

Selecionado em um concurso nacional para representar a carne mato-grossense, o MT Steak é retirado da paleta bovina e se destaca pela maciez e textura semelhantes ao filé mignon. Atualmente, poucas indústrias produzem o corte, mas a meta é ampliar a oferta e popularizar o produto no mercado gastronômico.

“O objetivo do Imac foi tanto apresentar aos restaurantes que ainda não conhecem o MT Steak o potencial desse corte, quanto mostrar às indústrias frigoríficas o tamanho da demanda para esse representante da qualidade, da confiança e da sustentabilidade da carne de Mato Grosso”, explicou a diretora-executiva do Imac, Paula Sodré Queiroz.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou a importância do corte para a promoção do estado. “É um corte de Mato Grosso, ganhador de um concurso nacional. Nós estamos ganhando cada vez mais mercados com o nosso corte especial e vamos continuar fazendo essa promoção para que quem não conhece a carne que é produzida em Mato Grosso tenha o prazer de saborear esse corte fantástico”, disse.

Nos restaurantes, a aceitação tem sido positiva. O proprietário do Toroari, Márcio Oliveira Aguiar, relatou que o MT Steak já faz sucesso entre os clientes. “Nós somos um restaurante que representa a comida mato-grossense. Recebemos muitos clientes de fora que buscam um corte regional como este em que o índice de satisfação é altíssimo. O feedback é super positivo, por isso a gente quer contribuir para que a indústria possa aumentar a produtividade do corte para outras casas também oferecerem esse corte”, afirmou.

O açougueiro Lamoniel Vieira de Moraes, do Açougue 154, também aprovou o produto. “Eu acho que surpreendeu pela qualidade e maciez. Achei um corte bem interessante. Eu acho que se a gente for avaliar o corte, principalmente com o custo dele, eu acho muito atrativo para colocar dentro do cardápio das principais casas aí do país”, avaliou.

Do lado da indústria, a expectativa é de crescimento. O gerente comercial da Sulbeef, Márcio Santana, garantiu que há capacidade de produção. “É um corte diferente, que a gente já produz, mas que estamos buscando aumentar a nossa produção. O nosso intuito nesse almoço foi escutar os clientes até para garantir esse fornecimento do produto. E, com certeza, a indústria está preparada para fornecer”, concluiu.

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