Esta segunda-feira (21) é marcada como o Dia Mundial da Tireóide, uma patologia que afeta milhares de pessoas no Brasil inteiro. Para chamar a atenção da população para o problema, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia Regional de Mato Grosso (SBEM-MT) montou, no espaço Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga no Centro de Cuiabá, atendimento para orientação, execução do auto exame da tireóide e a distribuição de panfletos. Expectativa é que duas mil pessoas sejam atendidas.
A campanha, que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é composta por uma equipe multidisciplinar com endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiras e estudantes de medicina que ficarão no local em período integral.
“Pretendemos com essa ação mostrar a população sobre a facilidade do auto-exame bem como familiarizar sobre as principais patologias tireoidianas. Com isso é mais fácil o diagnóstico e consequentemente o tratamento dos pacientes”, disse a endocrinologista da SES e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de Mato Grosso, Drª Luciana Abílio Diniz. Divulgação Campanha pretende orientar a execução do auto exame
A expectativa dos organizadores é que cerca de duas mil pessoas sejam orientadas a realizarem o auto exame da tireóide. “Essa ação acontece paralelamente nos outros Estados como forma de mobilizar toda a população para esse grave problema que vem acometendo grande número de pessoas”, destacou a vice-presidente.
Luciana Diniz diz ainda que, além do auto exame, os casos alterados, eventualmente detectados na campanha, serão encaminhados para o Hospital Universitário Julio Muller para início do tratamento. “Uma equipe especializada estará a disposição no Ambulatório de Endocrinologia do HU para o devido atendimento e seguimento adequado de cada caso”.
SOBRE A GLÂNDULA
A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo.
Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).
De maneira geral, quando a glândula está hiperfuncionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia e perda de peso. Ao contrário, quando a glândula está hipofuncionante, pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso e ganho de peso.
O hipertireoidismo ou tireotoxicose é uma condição caracterizada pelo aumento da secreção dos hormônios da tireóide e pode originar-se de várias causas. Em sua forma mais leve, o hipertireoidismo pode não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis ou apenas cursar com sintomas inespecíficos, como sensação de desconforto e fraqueza. Mas o hipertireoidismo pode ser uma doença grave e séria e até mesmo colocar em risco a vida da pessoa.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Jandira Pedrollo 21/05/2012
Como combater a tireóide? Não seria combater as doenças que afetam a tireóide?
1 comentários