Com o início das férias de julho, muitas famílias escolhem ir a passeio com as crianças para locais com piscinas, rios, lagos e lagoas, motivo de cautela tendo em vista o número de afogamentos registrado em Mato Grosso. Somente de janeiro a junho de 2023, foram contabilizados 60 acidentes ocorridos no Estado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Somente no mês de julho de 2022 e 2021 foram 10 ocorrências a cada ano. Pensando em resguardar vidas, a corporação reforça as orientações de cuidado com os pequenos, sobre como entrar na água e mantê-la na altura do joelho.
LEIA MAIS: Menina de um ano morre afogada na piscina de casa em Tabaporã
É comum que em um período de descontração, os adultos ingiram bebidas alcoólicas, mas o conselho dos bombeiros é não fazer isso ao entrar na água, já que as capacidade respiratória e motora, o equilíbrio e a força muscular podem ser perdidos, gerando um afogamento. O fato de ingerir bebidas alcoólicas também pode compremeter a atenção com as crianças.
Em casos de afogamento e perigo, a orientação dos socorristas é manter a calma, flutuar, acenar por socorro e não nadar contra a correnteza. Outro conselho é ligar imediatamente para o 193, esperar o socorro chegar e não entrar na água para salvar a possível vítima, já que os riscos do ambiente podem ser desconhecidos. Caso alguém veja outra pessoa se afogando, deve jogar um material flutuante ou uma corda para a pessoa tentar agarrar.
CASOS
Somente em 2023, o HNT noticiou pelo menos quatro casos de afogamento envolvendo crianças. Em três dessas ocorrências os menores morreram. No caso mais recente, uma menina de um ano, identificada como Byanca Sollara Marques dos Santos, morreu afogada na piscina de casa, um ambiente que aparentemente era mais seguro. Segundo a Polícia Civil, os pais da criança informaram que ela caiu na piscina em um momento de distração.
LEIA MAIS: Menino de 12 anos morre afogado à beira de chácara no Coxipó do Ouro
LEIA MAIS: Bombeiros reanimam criança de dois anos que se afogou na piscina de casa; veja vídeos
LEIA MAIS: Menino de 1 ano morre afogado em caixa d'água de casa vizinha
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.