A campanha começou pelos grupos prioritários, como idosos, crianças menores de 6 anos, gestantes e indivíduos com doenças crônicas, mas até o dia 15 de maio apenas 24,41% do público-alvo havia recebido a dose. A ampliação visa justamente elevar essa taxa, garantindo a imunização de mais pessoas.
Na capital paulista, a ampliação foi anunciada na semana passada e entrou em vigor na última segunda-feira, 19.
Em nota, o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacou a importância da medida: "A ampliação da imunização para pessoas acima de 6 meses é importante para proteger toda a população, além de prevenir o agravamento das doenças respiratórias principalmente nessa época de sazonalidade".
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe pode prevenir de 60% a 70% dos casos graves e mortes causados pelo vírus. Estudos também indicam que ela contribui para reduzir o risco de enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e outras complicações cardiovasculares, como explicamos aqui.
Onde tomar a vacina?
Quem ainda não tomou a vacina contra influenza neste ano pode procurar o imunizante nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de seu município.
Na capital, é possível identificar a UBS mais próxima, tanto para vacinação quanto para atendimento, por meio da plataforma Busca Saúde. (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/)
A SES-SP reforça que todo os grupos prioritários devem se vacinar o quanto antes contra a gripe, pois são mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas graves da doença.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.