Brasil Domingo, 03 de Julho de 2011, 10:58 - A | A

Domingo, 03 de Julho de 2011, 10h:58 - A | A

ESTADISTA

Corpo de Itamar é velado em Juiz de Fora

Ex-presidente será enterrado na segunda em Belo Horizonte. Presidente Dilma irá ao enterro

G1

Gladyston Rodrigues
Corpo de Itamar Franco é recebido por multidão em Juiz de Fora, sua cidade natal, neste domingo

O corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco chegou à Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG), onde será velado, às 11h15 deste domingo (3). A multidão que o aguardava desde cedo aplaudiu a chegada. Por volta das 11h30, a Câmara foi fechada para a cerimônia ficar restrita a parentes e amigos próximos.

O avião da Força Aérea Brasileira com o corpo de Itamar, que morreu no sábado (2), aos 81 anos, chegou à cidade às 10h25. A aeronave decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 9h15. No aeroporto da cidade mineira aguardavam a chegada do avião as filhas de Itamar, Fabiana e Georgiana, o senador Aécio Neves, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Matos.

O caixão com o corpo do ex-presidente foi coberto com as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais e colocado no caminhão do Corpo de Bombeiros por volta das 10h45. O veículo saiu do aeroporto às 10h50 para seguir em cortejo pelas principais ruas de Juiz de Fora.

O corpo do ex-presidente deixou o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, às 7h30, e chegou ao aeroporto de Congonhas por volta das 7h50.

Integrantes das Forças Armadas aguardaram enfileirados em Congonhas, ao lado do avião Força Aérea Brasileira, para receber o corpo. Um tapete vermelho foi estendido no chão. O corpo do senador e ex-presidente foi recebido às 8h45 com honras militares de chefe de Estado pelos integrantes da Aeronáutica, que o conduziram e o colocaram no avião às 8h50.

Na segunda-feira (4), o corpo do ex-presidente seguirá para Belo Horizonte, onde terá um segundo velório no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. A assessoria do Palácio do Planalto informou na manhã deste domingo que a presidente Dilma Rousseff irá a Belo Horizonte na manhã de segunda para acompanhar o velório. Segundo a assessoria, o avião da presidente deve partir de Brasília por volta de 9h30. Ministros também devem integrar a comitiva da presidente, mas a lista ainda está sendo preparada pelo Planalto.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador, o corpo de Itamar deverá ser levado no fim da segunda-feira para Contagem (MG) onde será cremado, atendendo a um desejo do ex-presidente.
A expectativa é de que um avião com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a senadora Marta Suplicy chegue a Juiz de Fora por volta das 11h30 deste domingo.

(Com informações da Globo News)

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros