Artigos Domingo, 03 de Abril de 2011, 16:49 - A | A

Domingo, 03 de Abril de 2011, 16h:49 - A | A

ARTIGO

Mudança para fortalecer

Temos que livrar nossas eleições do abuso do poder econômico e dos partidos de aluguel, defende deputado mato-grossense

VALTENIR PEREIRA

Várias pessoas do Estado de Mato Grosso devem ter o pensamento de que não gosta de se envolver com a política. Mas o problema de quem pensa assim é que cada vez mais muitos cidadãos que dependem do que fazem os políticos estão sem serviços públicos como saúde, educação, segurança pública e criação de condições para se ter empregos decentes. Isso só para ficar naqueles assuntos e meio de vida mínimo de muitos mato-grossenses.

Falo isso porque neste exato momento no Congresso Nacional, onde atuo como deputado federal reeleito, os deputados federais e os senadores debatem uma nova proposta de reforma política. E esta proposta de reforma é justamente uma mudança sobre a forma como escolhemos nossos representantes políticos, sejam eles vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidentes. Ou seja, os mesmos que vão mexer na vida de cada um de nós naqueles temas que falei ali em cima e tantos outros que muitas vezes significam a vida ou a morte de 3 milhões de mato-grossenses e 192 milhões de brasileiros. E é por causa deste lembrete importante para todos que fiz questão de escrever este artigo para alertar e ao mesmo tempo convidá-los para participarem da audiência pública sobre a reforma política que eu Valtenir e o senador Pedro Taques vamos fazer em Rondonópolis na próxima segunda-feira, 4 de abril.

O convite para a participação é feito porque eu acredito que só se melhora a vida de todos com o diálogo, a conversa entre as pessoas para buscar solução que serve para todos. Sabemos que não conseguiremos mudar de imediato a vida com uma reunião ou uma audiência, mas ela é o começo para nos organizarmos, cobrar das autoridades o que precisamos de melhor para nossas vidas. E organização da nossa vida também depende da forma como votamos ou deixamos de votar.

Portanto, precisamos sim rever a forma como elegemos nossos representantes ou políticos. Temos que livrar nossas eleições do abuso do poder econômico, dos partidos de aluguel, destinar financiamento público para as campanhas para igualar a disputa. Temos que urgentemente fortalecer os partidos para que os salvadores da pátria ou paraquedistas não apareçam e venham pedir seu voto a cada quatro anos.

Porque com partidos fortes teremos líderes políticos melhor preparados e com conhecimento para desenvolver políticas públicas para qualquer necessidade humana. E será a forma de sempre aumentar o número de pessoas de bem e honestas para atuar na política.

Precisamos parar de achar que só estão no meio político pessoas que não prestam. A política é um bem coletivo e é uma arte de colocar o trabalho de cada pessoa e os recursos dos impostos que pagamos a favor de todos os cidadãos ou moradores de uma cidade e do país. Participe dos debates e sugestões de propostas para a reforma política.

(*) VALTENIR PEREIRA é defensor público licenciado e deputado federal (PSB-MT)

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros